Mecanismo pode adaptar soja ao solo salino
CI
Imagem: Divulgação
ESTUDO

Mecanismo pode adaptar soja ao solo salino 

As plantas, como organismos sésseis, lutam pela sobrevivência após o estresse induzido pelo sal
Por: -Leonardo Gottems

As terras agrícolas estão se tornando mais salinas devido às mudanças climáticas, aumento do nível do mar, expansão das terras secas e esgotamento das águas subterrâneas. A perda resultante no rendimento das colheitas ameaça populações desnutridas em todo o mundo. Portanto, os cientistas estão encontrando maneiras de aumentar a resiliência das culturas ao estresse salino para salvaguardar a segurança alimentar neste planeta. 

Um estudo da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Hong Kong (HKU) revelaram os mecanismos moleculares que ativam o sal- induziu mudanças adaptativas na soja, trazendo esperança em fornecer possíveis soluções para a agricultura salina. As descobertas, publicadas na prestigiosa revista científica The Plant Cell, oferecem novas estratégias para ajudar as plantas a combater a salinidade do solo. 

As plantas, como organismos sésseis, lutam pela sobrevivência após o estresse induzido pelo sal, estimulando ações que incluem a modificação da arquitetura da raiz, a geração de bombas de íons e a produção de metabólitos específicos. A aclimatação requer numerosas moléculas sinalizadoras de estresse, como aquelas pertencentes a duas importantes classes lipídicas, denominadas 'ácido fosfatídico' e 'oxilipinas'. 

Anteriormente, a equipe de pesquisa do professor Chye havia mostrado que a geração de sinais de ácido fosfatídico poderia ser facilitada por uma proteína de ligação a acil-CoA de Classe II (ACBP). As ACBPs são altamente conservadas em eucariotos e ligam-se a ésteres de acil-CoA, a forma ativada de ácidos graxos no metabolismo lipídico. No entanto, os processos que desencadeiam a síntese de oxilipinas, os derivados oxigenados de ácidos graxos poliinsaturados. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.