CI

Medidas agilizaram as exportações

Recorde histórico de movimentação do porto de Santos foi no dia 25 de março deste ano


As ações propostas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para Gestão do Escoamento da Safra, instituído em abril do ano passado por meio da Portaria nº 231/2013, evitaram congestionamentos, no primeiro quadrimestre deste ano, nas vias de acesso ao porto de Santos por ocasião do escoamento da safra de grãos 2013/14, especialmente de soja. A afirmação veio dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, dos Transportes, Cesar Borges, e da Secretaria Especial de Portos, Antonio Henrique Silveira, durante uma coletiva ontem, que apresentou os impactos das medidas governamentais adotadas neste ano.


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, colocou que neste ano o escoamento da produção funcionou muito bem, tanto que toda a carga de soja, que aumentou significativamente este ano, foi exportada sem transtornos. “Tivemos alguns problemas, principalmente em Mato Grosso, em função do excesso de chuvas, mas o Ministério dos Transportes agiu rápido para a recuperação das malhas. Ajudou muito também o escoamento pelos trilhos. O terminal de Rondonópolis (MT) deu um fluxo muito significativo do ponto de vista da produção no Estado”, explicou Neri.

Um dos destaques adotados este ano foi o agendamento da chegada de veículos aos terminais do porto de Santos, que contribuiu para diminuir consideravelmente o congestionamento na região periférica do porto. Segundo dados da Secretaria de Portos da Presidência de República (SEP), em janeiro, quando teve início o monitoramento, 69% dos caminhões com destino ao porto estavam agendados. No final de abril, esse percentual chegou a 95%.


O recorde histórico de movimentação ocorreu no dia 25 de março deste ano, com o total de 2.967 caminhões. Durante todo o mês de abril, o plano de contingência não foi acionado, pois não houve nenhuma ocorrência de congestionamentos relacionados aos caminhões que desceram em direção ao porto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.