Medidas agilizaram as exportações
CI
Agronegócio

Medidas agilizaram as exportações

Recorde histórico de movimentação do porto de Santos foi no dia 25 de março deste ano
Por:
As ações propostas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para Gestão do Escoamento da Safra, instituído em abril do ano passado por meio da Portaria nº 231/2013, evitaram congestionamentos, no primeiro quadrimestre deste ano, nas vias de acesso ao porto de Santos por ocasião do escoamento da safra de grãos 2013/14, especialmente de soja. A afirmação veio dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, dos Transportes, Cesar Borges, e da Secretaria Especial de Portos, Antonio Henrique Silveira, durante uma coletiva ontem, que apresentou os impactos das medidas governamentais adotadas neste ano.


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, colocou que neste ano o escoamento da produção funcionou muito bem, tanto que toda a carga de soja, que aumentou significativamente este ano, foi exportada sem transtornos. “Tivemos alguns problemas, principalmente em Mato Grosso, em função do excesso de chuvas, mas o Ministério dos Transportes agiu rápido para a recuperação das malhas. Ajudou muito também o escoamento pelos trilhos. O terminal de Rondonópolis (MT) deu um fluxo muito significativo do ponto de vista da produção no Estado”, explicou Neri.


Um dos destaques adotados este ano foi o agendamento da chegada de veículos aos terminais do porto de Santos, que contribuiu para diminuir consideravelmente o congestionamento na região periférica do porto. Segundo dados da Secretaria de Portos da Presidência de República (SEP), em janeiro, quando teve início o monitoramento, 69% dos caminhões com destino ao porto estavam agendados. No final de abril, esse percentual chegou a 95%.


O recorde histórico de movimentação ocorreu no dia 25 de março deste ano, com o total de 2.967 caminhões. Durante todo o mês de abril, o plano de contingência não foi acionado, pois não houve nenhuma ocorrência de congestionamentos relacionados aos caminhões que desceram em direção ao porto.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink