Medidas para evitar os desperdícios na irrigação

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Irrigação

Medidas para evitar os desperdícios na irrigação

Várias são as medidas a serem adotadas pelo produtor para que os desperdícios na irrigação sejam evitados – ou ao menos reduzidos
Por:

Várias são as medidas a serem adotadas pelo produtor para que os desperdícios na irrigação sejam evitados – ou ao menos reduzidos. Tais medidas têm relação com o manejo de irrigação, eficiência e qualidade do monitoramento e o uso da tecnologia.

O manejo de irrigação relaciona-se com a determinação do momento, da quantidade e de como aplicar a água na plantação. Para isso é fundamental ter à disposição o máximo de dados possível, possibilitando uma gestão mais eficaz da irrigação.

Assim, coletar variáveis como temperatura, variações climáticas e quantidade de água para cada cultura terá efeitos significativos sobre a redução dos desperdícios na irrigação.

 “O manejo da irrigação é um conceito que abrange a coleta de dados e informações sobre variáveis relacionadas com a disponibilidade hídrica. Somente assim podemos conhecer o valor exato de quanto e quando irrigar”, salienta o Head de Marketing da Agrosmart, especializada em agricultura digital e sistemas de manejo e monitoramento de irrigação, Caio Bacci.

Nesta conjuntura, ele explica também que estes sistemas de irrigação começam a receber os avanços tecnológicos de outros setores da economia. “Coleta de dados de múltiplas variáveis, tratamento através de algoritmos, geração de informações, compatibilidade com smartphones, utilização de equipamentos mais modernos e precisos já são realidade para os produtores brasileiros”.

Por isso, têm-se a aplicação de muitas tecnologias no manejo da irrigação. “Algo tão importante quanto a água para o bom crescimento e desenvolvimento das culturas precisa de um manejo que seja mais eficiente e inteligente, e a tecnologia irá ajudar nisso”, complementa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink