CI

Melão: exportações crescem mais de 60% em outubro

Parcial da safra ainda registra queda


Foto: Pixabay

Assim como esperado, as exportações brasileiras de melão subiram em outubro. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume embarcado no mês passado foi de 35 mil toneladas, aumento de 63% quando comparado a setembro, mas queda de 23% frente a outubro de 2021.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, este aumento de um mês para o outro é normal, pois a colheita está avançando na principal região produtora, Rio Grande do Norte/Ceará, e as exportações estão ganhando ritmo. Porém, a menor quantidade em comparação com o ano passado é justificada por problemas logísticos, como o alto frete marítimo – que limita a rentabilidade do exportador –, a necessidade de mais contêineres e a baixa qualidade do serviço portuário.

PARCIAL DA SAFRA 2022/23 – De agosto a outubro, as exportações brasileiras de melão estão em queda. O volume embarcado foi de 58 mil toneladas, queda de 24% frente ao mesmo período do ano passado. Já a receita foi de US$ 44 milhões (FOB), recuo de 16% na mesma comparação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.