Melhor que no mês anterior, embarque de carne de frango contínua aquém de um ano atrás

Agronegócio

Melhor que no mês anterior, embarque de carne de frango contínua aquém de um ano atrás

O preço médio, comparativamente ao mês anterior, ficou praticamente estável, apresentando ligeira redução (-0,14%)
Por:
215 acessos

Em novembro passado as exportações brasileiras de carne de frango in natura somaram 292.695 toneladas, volume que, embora representando aumento de cerca de 6% sobre o mês anterior, ficou quase 15% abaixo do embarcado em novembro de 2015. O preço médio, comparativamente ao mês anterior, ficou praticamente estável, apresentando ligeira redução (-0,14%). Porém, aumentou 3,5% em relação a novembro do ano passado.

O aumento no volume embarcado e a estabilidade no preço médio permitiram que a receita cambial aumentasse perto de 6% em comparação ao que foi registrado no último outubro. Mas como, em relação a novembro de 2015, a queda no volume embarcado foi significativa, a breve melhora do preço médio não foi suficiente para gerar aumento de receita, que ficou quase 12% aquém da alcançada um ano antes.

Completados os 11 primeiros meses do ano, as exportações de carne de frango in natura somam 3,634 milhões de toneladas e registram aumento de 3% sobre o mesmo período de 2015. Já os embarques dos últimos 12 meses ficaram próximos dos 4 milhões de toneladas (mais exatamente, 3.996.361 toneladas), sendo 4,12% superiores aos dos 12 meses anteriores.

Apesar dessa proximidade, dificilmente a carne de frango in natura fechará 2016 com 4 milhões de toneladas, pois, para tanto, precisaria embarcar em dezembro corrente volume superior a 365 mil toneladas, algo que não é alcançado desde junho passado (a média dos cinco primeiros meses do segundo semestre não chega às 315 mil toneladas mensais).

A tendência é de encerrar-se o exercício com expansão em torno de 2,5% ou menos. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink