CI

Melhor que no mês anterior, embarque de carne de frango contínua aquém de um ano atrás

O preço médio, comparativamente ao mês anterior, ficou praticamente estável, apresentando ligeira redução (-0,14%)


Em novembro passado as exportações brasileiras de carne de frango in natura somaram 292.695 toneladas, volume que, embora representando aumento de cerca de 6% sobre o mês anterior, ficou quase 15% abaixo do embarcado em novembro de 2015. O preço médio, comparativamente ao mês anterior, ficou praticamente estável, apresentando ligeira redução (-0,14%). Porém, aumentou 3,5% em relação a novembro do ano passado.

O aumento no volume embarcado e a estabilidade no preço médio permitiram que a receita cambial aumentasse perto de 6% em comparação ao que foi registrado no último outubro. Mas como, em relação a novembro de 2015, a queda no volume embarcado foi significativa, a breve melhora do preço médio não foi suficiente para gerar aumento de receita, que ficou quase 12% aquém da alcançada um ano antes.

Completados os 11 primeiros meses do ano, as exportações de carne de frango in natura somam 3,634 milhões de toneladas e registram aumento de 3% sobre o mesmo período de 2015. Já os embarques dos últimos 12 meses ficaram próximos dos 4 milhões de toneladas (mais exatamente, 3.996.361 toneladas), sendo 4,12% superiores aos dos 12 meses anteriores.

Apesar dessa proximidade, dificilmente a carne de frango in natura fechará 2016 com 4 milhões de toneladas, pois, para tanto, precisaria embarcar em dezembro corrente volume superior a 365 mil toneladas, algo que não é alcançado desde junho passado (a média dos cinco primeiros meses do segundo semestre não chega às 315 mil toneladas mensais).

A tendência é de encerrar-se o exercício com expansão em torno de 2,5% ou menos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.