CI

Melhoria na cadeia produtiva do abacaxi é discutida por instituições do Amazonas

O I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas foi realizado nos dias 22 e 23 de junho


Foto: Pixabay

Com a finalidade de identificar demandas e propor soluções, a fim de estimular a cadeia produtiva do abacaxi, foi realizado nos dias 22 e 23 de junho, o I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas. O evento reuniu mais de 90 pessoas na comunidade de Novo Remanso e na Vila do Engenho, situadas no Município de Itacoatiara, AM.  A Vila do Engenho é grande produtor do fruto de abacaxi e junto com Novo Remanso tem uma das maiores safras do Amazonas. 

Os participantes discutiram as melhorias e demandas para o setor, além de receber informações sobre inovações tecnológicas sobre a cultura. Este foi o quarto evento de uma série que contempla 11 cadeias produtivas escolhidas como prioritárias no estado do Amazonas e que estão sendo abordadas dentro do 1°Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas,  que é uma realização em parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

Palestrante do evento, o pesquisador Marcos Vinícius Bastos Garcia, da Embrapa Amazônia Ocidental, falou sobre “Tecnologias da Embrapa para a Cadeia Produtiva do Abacaxi”, com enfoque nos tratos culturais que podem contribuir para a melhoria a cadeia produtiva e da necessidade de atualização do Sistema de Produção do Abacaxi, a integração do abacaxi com a pecuária, controle de pragas dentre outras informações e aconselhou os produtores a continuarem plantando a variedade de abacaxi Turiaçu, por ser produtiva e resistente à fusariose, a principal doença da cultura.

O representante da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso (Encarem),  Daniel Leandro da Silva, falou do selo de Indicação Geográfica (IG) ao Abacaxi daquela localidade e a professora Aline Ellen Duarte de Sousa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), falou sobre pós-colheita de abacaxi. Profissionais do Instituto Acariquara conduziram a metodologia para troca de experiências e levantamento de demandas para Promoção de Cadeia de Valor.

O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo Cordeiro, enfatizou a oportunidade de conversar com os produtores e conhecer exatamente as fortalezas e oportunidades, as melhorias e as carências que o produtor tem. “Então, nesse workshop, estamos tendo a oportunidade de conversar com os produtores para discutir problemas e ajudar a encontrar soluções”.

Petrúcio Magalhães, secretário da Sepror, enfatizou a parceria entre o Governo e a Embrapa. “Muito importante essa parceria porque esse conhecimento todo que a Embrapa tem está chegando lá na ponta com o apoio do Governo e de vários parceiros. Isso é muito importante, porque além das novas tecnologias de produção, sistemas de produção sustentáveis, a gente está podendo discutir todos os elos da cadeia, principalmente o mercado para onde vai esse abacaxi”.

Na sua avaliação falta ainda aumentar a valorização da cultura do abacaxi, e amplie a renda para as comunidades rurais do estado do Amazonas. Por isso considerou válida as discussões no workshop que discutiu a atualização do sistema de produção, as tecnologias que a Embrapa dispõe, além do mercado de abacaxi para que seja agregado valor, com o IG que é a Indicação Geográfica da região de Novo Remanso, de Caramuri e do Rio Preto da Eva,  e que se possa pensar em também atender a mercados externos como os Estados Unidos, Canadá, Europa.

Daniel da Silva Amaral, agricultor do lago do Arumã, na Vila do Engenho, achou muito interessante o workshop por que promoveu a união de todos os elos da cadeia produtiva do abacaxi.  A sua fazenda produz mais de 100 mil pés de abacaxi, 1.200 pés de banana, mandioca e gado, ele pôde discutir com os demais produtores rurais problemas e soluções, como escoamento da produção e adubação.

O prefeito de Itacoatiara, Mario Abrahim, agradeceu pela realização do evento em seu município onde tem o abacaxi como carro-chefe na produção agrícola.

No dia 23/6, foi realizada visita técnica à sede da agroindústria da Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva (Ascope Frutas) e ao Sítio Esperança, localizados na Vila do Engenho, Itacoatiara. Nessas visitas, produtores rurais, empresários e técnicos do governo tiveram a oportunidade de trocar experiências e definirem ações para fortalecimento do setor, como melhoria na assistência técnica, apoio a produtores para formalização na venda do produto, entre outras ações para fortalecer a cadeia produtiva.  

Além desta edição sobre a cultura do abacaxi, já foram realizados encontros voltados para cadeias da banana, cupuaçu e castanha, como parte do 1°Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas. As próximas edições do evento irão abordar a piscicultura e pecuária sustentável, no mês de julho. Os demais eventos serão sobre açaí, citros, guaraná, mandioca e olerícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.