CI

Menor oferta de açúcar do Brasil pode abrir espaço para outros no mercado

O açúcar da América Central irá substituir o do Brasil


A diminuição da oferta de açúcar brasileiro, com a colheita do centro sul chegando ao fim em meio a amplas chuvas, sinaliza desaceleração das exportações brasileiras no início de 2016, criando oportunidades para vendas da América Central e de outros produtores no mercado mundial.

O açúcar bruto brasileiro têm sido oferecido com descontos cada vez menores em relação aos contratos futuros em Nova York (ICE).

Operadores europeus cotaram o açúcar bruto do centro-sul do Brasil entre 55 e 60 pontos (0,55 a 0,60 centavos) abaixo dos contratos futuros da bolsa ICE para embarque em dezembro, contra descontos de 20 pontos para embarque em janeiro, sinalizando perspectivas para uma diminuição da oferta no Brasil no próximo ano.

A chuva forte diminuiu a produção e o conteúdo de açúcar no centro-sul brasileiro, contribuindo para descontos menores, disseram operadores.

"Está bastante molhado, então descontos grandes não fazem mais sentido", disse um trader de açúcar senior em São Paulo, que pediu anonimato.

"As usinas pretendem tentar moer por mais tempo e também iniciar a safra mais cedo no ano que vem, mas a probabilidade de continuar bastante úmido é grande, então tem que ver se isso será possível", afirmou.

Há perspectiva de que o número final da produção de açúcar do centro-sul fique menor que o estimado.

A situação abre oportunidades para outros produtores abocanharem pedaços do mercado internacional de açúcar.

"O açúcar da América Central irá substituir o do Brasil", disse um corretor sediado em Londres, referindo-se a oportunidade dos exportadores da América Central para adentrar os mercados ocidentais.

"Essa janela, para América Central e outros, vai acontecer naturalmente. O Brasil terá uma oferta limitada de açúcar na entressafra", disse Julio Maria Borges, sócio-diretor da consultoria Job Economia.

"Nós exportamos mais açúcar que o esperado e a produção de açúcar será provavelmente menor que o projetado, então vai abrir uma janela para outros, América Central, Índia e Tailândia, por exemplo", afirmou.

(e Marcelo Teixeira)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.