CI

Menor oferta pode garantir preço do trigo

"Antes de 2010, não há perspectivas de melhoria nos preços", diz o colunista do Portal Agrolink, Argemiro Luís Brum


A insatisfação dos produtores e cooperativas, decorrente do baixo preço pago pelo trigo é apresentada na mais recente publicação do professor da Unijuí e colunista do Portal Agrolink, Argemiro Luís Brum. O produto não alcançou nem mesmo o preço mínimo estabelecido, no momento em que se esperava uma recuperação do mercado. “E, antes de 2010, não há perspectivas de melhoria nos mesmos!”, adverte Brum.

Segundo o colunista, no Rio Grande do Sul, onde o produto teve a qualidade comprometida pelo excesso de chuva, a situação é preocupante. “O preço médio atual, em valores nominais, é o mais baixo desde setembro de 2006, quando o mercado chegou a R$ 19,92/saco”. Em nenhum momento da comercialização dessa última safra, o preço superou o custo de produção.

Entre as causas apontadas por Brum para a atual situação, estão: Mau funcionamento da cadeia; queda significativa dos preços internacionais e valorização do Real, favorecendo as importações de fora do Mercosul.

Sobre o futuro da cadeia, o colunista enfatiza “O quadro melhora se houver menor oferta em 2010!”.

Saiba mais sobre o mercado do trigo na coluna “Trigo: mercado ruim

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.