Menor volatilidade de preços favorece setor de fertilizantes

Agronegócio

Menor volatilidade de preços favorece setor de fertilizantes

Analista do banco Fator Corretora espera melhora gradual ao longo dos próximos anos
Por:
1281 acessos
A menor volatilidade de preços e a retomada da demanda por fertilizantes resultaram em um ano bem melhor que o de 2009 para o setor. Rodrigo Fernandes, analista do banco Fator Corretora espera melhora gradual ao longo dos próximos anos.

Em relatório Fernandes avalia que por ser um setor minerador, as questões ambientais são tratadas de maneira rígida. No caso da Vale Fertilizantes (ex-Fosfertil), a atenção é voltada para a mineração de fosfato, armazenamento dos produtos e insumos e para o manuseio de produtos químicos instáveis.

Investidores devem direcionar seus investimentos conforme a estratégia de consolidação dos investimentos da Vale no setor, que pode mudar significativamente o valuation da Vale Fertilizantes, cujos principais pontos positivos atualmente são (i) principal empresa do setor no Brasil; (ii) solidez operacional; (iii) investimentos em curso; e (iv) agilidade na entrega e garantia de qualidade em seus produtos. As perspectivas são favoráveis e apontam para mercado estabilizado e crescimento moderado em 2011, porém será necessário acompanhar o impacto da taxa de câmbio sobre a rentabilidade e a produção da empresa. A recomendação do analista para as ações da Vale Fertilizantes é de manutenção e preço-alvo de R$ 21,00 para dezembro de 2011.

Ainda segundo o relatório, o ano de 2010 foi de recuperação para o setor de fertilizantes, que no ano anterior foi fortemente atingido pelo clima de incerteza derivado da crise financeira. A alta no preço dos grãos, em especial o da soja (e conseqüente aumento da rentabilidade agrícola), e o aumento do crédito para custeio da safra também estimularam a maior utilização de fertilizantes.

(MLC – Agência IN)
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink