CI

Mercado da soja sobe forte em Chicago

“No entanto, muitos dos ganhos intradiários foram posteriormente diminuídos"


Foto: Nadia Borges

Os futuros da soja em Chicago abriram quase 3% em alta na segunda-feira após a sessão da noite, devido às expectativas de baixos estoques finais e forte demanda. Foi isso que afirmou a TF Agroeconômica neste início de semana pós feriado. 

“No entanto, muitos dos ganhos intradiários foram posteriormente diminuídos pela redução da realização de lucros, deixando os futuros em geral ligeiramente mais altos no dia. Os analistas esperam que os níveis de estoque final de soja nos Estados Unidos para o ano comercial de 2020/21 caiam para 110 milhões de bushels (2,99 MT), 65 milhões de buhels (1,77 MT) a menos em relação à estimativa de dezembro de Wasde”, comenta. 

Além disso, relatórios de chuvas abaixo do esperado em toda a Argentina no último fim de semana e previsões de um clima mais seco à frente, bem como o ambiente inflacionário geral no país, ajudaram a elevar os futuros da soja em janeiro para US $ 13,49/bu. “Mas o coquetel ainda não foi suficiente para manter os ganhos iniciais. O contrato futuro CBOT deu início à primeira sessão de negociação do ano novo a $ 13,24 e subiu mais de 20 c/bu durante o dia antes que os traders compensassem suas posições longas e enviassem os preços para uma mínima intradiária de $ 13,15/bu no fechamento”, completa. 

“Os números da inspeção de exportação de soja dos EUA decepcionaram e caíram mais de 40% na semana anterior, chegando a 1,31 milhão de toneladas. Ficou aquém das expectativas dos analistas que estimavam entre 1,6 milhões de toneladas e 2 milhões de toneladas. Do outro lado do Atlântico, as importações de soja da União Europeia durante a semana final de 2020 atingiram 414.781 toneladas, elevando o total anual para 7,3 milhões de toneladas, um aumento de 6% no comparativo anual”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.