CI

Mercado de açúcar cai 61 pontos em NY

“O spread outubro/março encerrou negociado a 66 pontos"


Foto: Pixabay

O mercado futuro de açúcar em NY encerrou a sexta-feira com o contrato outubro/21 cotado a 19.49 centavos de dólar por libra-peso, uma queda 61 pontos em relação à semana anterior, de acordo com o que informou Arnaldo Luiz Correa, consultor, palestrante, técnico para arbitragens e professor de gestão de risco em commodities agrícolas. Ele escreveu um artigo que foi publicado no LinkedIn. 

“O spread outubro/março encerrou negociado a 66 pontos, indicando um desconto de 8.39% ao ano entre os dois meses. Simplificando, ninguém quer açúcar para entrega física em outubro e aqueles que estão posicionados na compra/recebimento apressam-se em liquidar a posição ou rolar os futuros para o vencimento seguinte na esperança de dias melhores”, comentou o consultor. 

Nesse sentido, alguns traders experientes apontam que a questão é um pouco mais complexa do que simplesmente olhar os números frios do spread. “Os altos preços do frete internacional – dizem – distorcem o basis (o valor do açúcar no mercado físico menos o preço dele no mercado futuro) e reduzem (quando não extinguem) a margem de lucro das tradings, que tentam empurrar o recebimento de açúcar que seria entregue agora pelas usinas para 3-4 meses adiante, mesmo que pagando prêmio (ouvimos 45-50 pontos no mercado) para isso”, completou. 

“Também pode afetar a tomada de decisão das tradings o fato de que as chamadas de margem sofridas por elas devido ao repentino aumento nas cotações, deixou o caixa bem baixo. Pelos nossos cálculos, somando as fixações das duas safras, 21/22 e 22/23, muito embora também há fixações na 23/24, o total de margem chamada para as tradings, bancos, provedores de OTC e as próprias usinas está em torno de US$ 2.7 bilhões”, concluiu. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.