CI

Mercado de suínos em novembro registra movimentações

As mudanças estão relacionadas à crescente demanda por carne suína, especialmente em resposta às necessidades de fim de ano


Foto: Embrapa - BIESUS, Luiza Letícia

No último mês, o mercado de suínos experimentou variações significativas, marcadas por aumentos nas cotações do suíno vivo posto no frigorífico em diversas regiões, de acordo com análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). As mudanças estão relacionadas à crescente demanda por carne suína, especialmente em resposta às necessidades de fim de ano.

Segundo dados divulgados pelo Cepea, em novembro, os embarques brasileiros de carne suína, incluindo produtos in natura e industrializados, apresentaram uma recuperação após a queda observada em outubro. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram exportadas 104,7 mil toneladas de carne suína no último mês, representando um aumento de 13,8% em relação a outubro e um salto de 14% em comparação com novembro do ano anterior. A média diária de embarques, ao longo de 20 dias úteis, alcançou 4,6 mil toneladas, um avanço de 16% mensal e 7,4% anual.

Os preços do suíno vivo mostraram pequenos incrementos na segunda quinzena de novembro, mas as desvalorizações no início do mês limitaram ganhos mais expressivos na média mensal. Além disso, os preços dos principais insumos utilizados na ração suína, como milho e farelo de soja, também registraram alta, impactando o poder de compra dos suinocultores paulistas.

O valor médio da carcaça especial suína teve um discreto avanço de outubro para novembro, enquanto os preços da carne de frango mostraram um aumento um pouco mais expressivo. Essa dinâmica resultou em um crescimento da competitividade da carne suína em comparação com a avícola. Em contrapartida, a carne bovina registrou desvalorização, levando a uma ligeira queda na competitividade da carne suína frente a essa importante concorrente.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.