CI

Mercado do milho registra queda acentuada

A elevação de mais de 1,0 milhão de toneladas nos estoques deixou os produtores tranquilos


A pesquisa diária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicou na terça-feira (12.03) uma queda de 2,35% nos preços médios do milho no mercado físico referencial do País. De acordo com o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, os preços caíram para R$ 40,23/saca, elevando as perdas do mês para 2,02%. 

“A pesquisa também registrou queda acentuada de 2,07% no mercado futuro da B3, de São Paulo, para R$ 41,15/saca, amentando as perdas do mês para 2,79%. A elevação de mais de 1,0 milhão de toneladas nos estoques finais do milho para a presente temporada deixou os compradores momentaneamente tranquilos e fora de mercado, depois que a Conab fez o anúncio do seu quadro de oferta e demanda de milho para 2018/2019, como se pode ver abaixo”, disse o especialista. 

Ainda segundo Pacheco, estas informações são confirmadas pela XP Agro, que acompanha diariamente o mercado paulista de milho. “Em Campinas (SP), referências pressionadas para a saca de milho no físico. Indústrias e Granjas fizeram bons estoques de curto prazo e, agora, dão um gelo” no diferido”, disse a XP Agro. As preferências estão com o mercado de tributado, cujas cargas voltaram a chegar com tranquilidade, vindas de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, de acordo com o especialista. 

“O fato abre espaço para testes e, ao menos por enquanto, a estratégia surte efeito. Intermediários e Silos, assim como produtores, ainda tentam regular as ofertas locais, ainda apoiados em fretes elevados e possíveis quebras de produção. Cada dia que passa, porém, os argumentos vão perdendo força, dado a boa evolução das colheitas em lavouras locais (SP) e dos plantios de Inverno no Sul e Centro-Oeste", completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.