Mercado futuro pode ser solução para milho

Milho

Mercado futuro pode ser solução para milho

Fórum Nacional do Milho debateu possibilidades para solucionar os problemas enfrentados especialmente pelas cadeias de aves e suínos
Por:
316 acessos

Com a presença de entidades de produtores e indústrias, o 11º Fórum Nacional do Milho, na Expodireto, debateu possibilidades para solucionar os problemas enfrentados especialmente pelas cadeias de aves e suínos do Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro é coletar sugestões e promover políticas públicas e orientações ao setor produtivo para adequar a oferta de milho às demandas do setor de proteína animal. “Com o que debatemos aqui, vamos promover um novo encontro em Porto Alegre para finalizar o que levaremos para os governos”, afirmou o coordenador do evento, Odacir Klein.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra defendeu a organização do setor pela lógica de mercado. “Não podemos pedir à ministra para barrar a exportação. Precisamos deixar o mercado andar”, defendeu Turra. Segundo ele, uma alternativa seria a comercialização pelo mercado futuro. Ao que o coordenador do Fórum afirmou que não há nenhum impedimento jurídico para que isso ocorra.

Garantias ao produtor como seguro de renda, mecanismos que facilitem a adoção de tecnologias, como a irrigação e o estímulo à secagem e armazenagem na propriedade são alguns dos temas destacados pelos palestrantes durante o evento. O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal, Rogério Kerber, afirma que através da autossuficiência de milho, o segmento de aves e suínos terá mais competitividade frente a outros estados produtores garantindo renda e desenvolvimento para a economia gaúcha.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink