CI

Mercado garantido para agricultores de Diamantina (MG)

O programa beneficia os agricultores familiares com a aquisição de produtos hortifrutigranjeiros, produzidos em pequena escala


Produtores rurais de 11 municípios da região de Diamantina participam do PAA - Programa de aquisição de alimentos, desenvolvido pela Conab - Companhia nacional de abastecimento. O programa beneficia os agricultores familiares com a aquisição de produtos hortifrutigranjeiros, produzidos em pequena escala.

Na região, no Vale do Jequitinhonha, são 1.394 agricultores familiares envolvidos no programa. Os alimentos adquiridos são destinados a entidades de assistência e a pessoas em situação de risco alimentar, que são atendidas por programas sociais locais.

Execução

O Programa é executado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e do Desenvolvimento Agrário, sendo operacionalizado pela Conab. Para viabilizar a execução do programa nos municípios, a rede de parcerias tem sido fundamental, com a participação da Empresa de assistência técnica e extensão rural do estado de Minas Gerais (Emater-MG), das Associações Comunitárias Rurais e dos CMDRS - Conselhos municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Cada agricultor pode comercializar produtos até o limite de R$ 3.500 ao ano.

- Este programa permitiu os pequenos produtores, que antes não tinham a perspectiva de vender aquilo que produziam, ter uma fonte de renda segura. A partir do PAA, vários produtores passaram a produzir mais e a vender também para o mercado - afirma o extensionista da Emater em Datas, Antônio Bueri Júnior.

Municípios

Na região de Diamantina, os municípios participantes são Carbonita, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Gouveia, Itamarandiba, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé e Serro.

A Emater-MG, vinculada à secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, colabora com a divulgação do programa e seleção das associações comunitárias participantes.

A empresa também emite as Declarações de Aptidão para agricultores familiares, elabora projetos de produção, presta assistência técnica e faz a seleção dos beneficiários que recebem os produtos. Outros serviços prestados pelos extensionistas são a organização da documentação necessária e das equipes para apoiar a entrega dos produtos, o pagamento dos agricultores familiares e ajuda na elaboração de prestação de contas.

O trabalho começou em 2006, no escritório da Emater-MG no município de Datas. Atualmente, o alcance já chega a cerca de 40 mil pessoas, em 35 municípios mineiros, onde os alimentos produzidos na região de Diamantina são distribuídos. Entre os beneficiados, estão estudantes de escolas municipais e estaduais, moradores de asilos, pessoas internadas em hospitais, entre outros, que recebem uma alimentação mais saudável e nutritiva, gratuitamente, graças ao programa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.