CI

Mês de janeiro terá mais de 4 mil produtores capacitados em SC

São 4.064 vagas nas diversas áreas de formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS)


O ano de 2012 inicia com ótimas oportunidades de qualificação para os produtores rurais de todo Estado. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), oferece 254 cursos de capacitação. São 4.064 vagas nas diversas áreas de formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS).


O objetivo dos treinamentos é possibilitar aos produtores e trabalhadores rurais o desenvolvimento de novas habilidades, através da prática do “aprender a fazer fazendo”. “Além de agregar conhecimento, os cursos aumentam a perspectiva de melhor qualidade de vida, pois o produtor aplica as técnicas e utiliza os resultados para aumentar a produção e, consequentemente, a renda da família rural”, explica o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

Na área de formação profissional rural são ofertados cursos de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastorial, atividades relativas à prestação de serviços e pecuária. A área de promoção social envolve capacitações sobre alimentação e nutrição, artesanato, educação e organização comunitária.

No litoral, nos dias 24 e 25, São José receberá o curso Boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias, na Colônia de Pescadores. Em São Pedro de Alcântara haverá o treinamento em Beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar, na Acespa, nos dias 26 e 27.


Os produtores de Seara, no oeste, poderão capacitar-se em Instalação e manutenção de redes elétricas, na propriedade de Ernesto Menin, Linha Nova Brasília, nos dias 23 e 24. Em Itá, no dia 24, haverá o Projeto Leite – Ensilagem, no centro comunitário.

O curso em Segurança na aplicação de agrotóxicos acontecerá em Alfredo Wagner, no parque de exposição, dia 31. Nos dias 19 e 20, em Grão-Pará, no Centro dos Idosos, os produtores participarão do treinamento em Arte culinária.

Produção de vinho e vinagre será o tema abordado na capacitação em Lajeado Grande, no centro de múltiplo uso, nos dias 26 e 27. Em Abelardo Luz, haverá o treinamento em Organização da propriedade rural - Programa 5S, de 23 a 26 de janeiro.

A organização dos treinamentos é de responsabilidade dos Sindicatos Rurais de cada município, que contam com o acompanhamento dos supervisores regionais do Senar/SC. Por isso, os produtores rurais interessados devem procurar o Sindicato mais próximo para ter acesso às capacitações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.