Mesmo diante de conflito, preço da arroba segue firme
CI
Imagem: Marcel Oliveira
CONFLITO INTERNACIONAL

Mesmo diante de conflito, preço da arroba segue firme

Cenário mostra que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia não trouxe – ao menos no curto prazo – grandes impactos sobre a cadeia pecuária nacional
Por: -Aline Merladete

 Os preços do boi gordo até oscilaram ao longo de fevereiro, mas se mantiveram acima dos R$ 330,00 – Indicador CEPEA/B3, estado de São Paulo. No acumulado do mês (entre 31 de janeiro e 25 de fevereiro), o Indicador registrou ligeira queda de 0,22%, encerrando o período a R$ 343,05. Os valores seguiram sustentados pela oferta baixa de animais e pela demanda externa aquecida, sobretudo por parte da China.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário mostra que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia não trouxe – ao menos no curto prazo – grandes impactos sobre a cadeia pecuária nacional. Apesar de a Rússia já ter se configurado como um dos maiores destinos da proteína brasileira, o país vem reduzindo as aquisições nos últimos anos. Em 2021, a Rússia foi o oitavo maior destino da proteína brasileira, somando 35,356 mil toneladas de carne bovina, volume 40,1% inferior ao do ano anterior, de acordo com dados da Secex.

Conforme dados do Cepea, evidentemente, as vendas brasileiras à Rússia poderiam até voltar a se aquecer neste ano, especialmente diante da aproximação comercial entre os dois países. Agora, a maior preocupação de agentes nacionais refere-se aos fertilizantes, tendo em vista que a Rússia é um dos maiores fornecedores deste insumo ao Brasil. Esse cenário pode, por sua vez, elevar os custos de produção da pecuária nacional. Outro fator de influência deste conflito é sobre os preços dos grãos. A Rússia e a Ucrânia estão entre os maiores produtores mundiais de trigo e ambos têm relevância expressiva na oferta de excedentes para transações externas. Com a guerra, os preços internacionais do trigo dispararam, influenciando também os valores de outros grãos, como milho e soja, que são bastante utilizados na pecuária brasileira. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.