CI

Meteorologista prevê chuvas dentro do normal para a safra 2008-2009

Ao contrário dos anos de 2006 e 2007, com verificação de El Niño e 2008, com La Niña, os prognósticos, a partir de agora, são de neutralidade climática


Paulo Etchuchury, da Somar Meteorologia, apresentador do Programa Superclima, do Canal Rural, foi um dos apresentadores do painel Cenários para Safra 2008-2009, na tarde desta segunda-feira, na Casa RBS, em Esteio, na Expointer. O meteorologista destacou que o produtor, que está na eminência de plantar a lavoura, deve ficar atento. O clima sofre influência das condições dos oceanos.

Ao contrário dos anos de 2006 e 2007, com verificação de El Niño e 2008, com La Niña, os prognósticos, a partir de agora, são de neutralidade climática. Ou seja, as chuvas serão regulares.

Essa situação, explica Etchuchury, não exclui os riscos típicos de cada região. A fronteira-oeste é a região, no Rio Grande do Sul, que está enfrentando o maior problema de déficit hídrico. Na seqüência, os piores índices são na campanha e extremo-sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.