CI

Meteorologistas vão avaliar condições climáticas no NE

O objetivo é elaborar a previsão climática em escala sazonal para a região


Especialistas brasileiros e estrangeiros em meteorologia vão se reunir em Fortaleza de terça-feira (09-01) a sexta-feira (12-01) da próxima semana para avaliar as condições climáticas da Região Nordeste. Nesses quatro dias, eles participarão do IX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-Árido Nordestino, cujo objetivo é elaborar a previsão climática em escala sazonal para a região, além de servir de fórum de discussão de outras temas relacionadas à previsão do clima. Paralelamente, será realizado o II Encontro Internacional de Estudos Climáticos Aplicados ao Nordeste Brasileiro, com o tema “Aplicações da Meteorologia no Setor Energético”.

Os dois eventos são promovidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com apoio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), entre outras instituições. De acordo com os organizadores, representantes de centros de meteorologia dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha participarão do workshop e do encontro.

O chefe da Divisão de Pesquisas Aplicadas do Inmet, Expedito Rebello, ressaltou que a previsão climática é uma ferramenta que auxilia os governos e os agricultores a tomarem medidas preventivas em casos de adversidades climáticas. A avaliação do tempo na região semi-árida nordestina será feita para o período de fevereiro a junho de 2007 (época de chuva no semi-árido nordestino).

Rebello acredita que, por causa do fenômeno El Niño, haverá menos chuvas no Nordeste durante o primeiro semestre. “Como este ano temos o fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas do Pacífico, pode haver interferência nas chuvas e má distribuição do volume de água principalmente no norte do Nordeste,” avalia.

Segundo Rebello, o IX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-Árido Nordestino reunirá pesquisadores e técnicos de centros meteorológicos, docentes e estudantes de instituições de pesquisa e ensino superior da área de estudos climáticos. Durante o evento, serão apresentados trabalhos científicos. No encerramento, no dia 12, a partir das 15h30, haverá uma coletiva à imprensa para apresentar a conclusão dos estudos de previsão climática para o Nordeste.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.