México aprova plantio comercial de algodão Bollgard® II RR Flex
CI
Agronegócio

México aprova plantio comercial de algodão Bollgard® II RR Flex

País já havia liberado, em 2008, o processamento do produto para uso humano e animal
Por:
País já havia liberado, em 2008, o processamento do produto da Monsanto para uso humano e animal
 
O Servicio Nacional de Sanidad, Inocuidad y Calidad Agroalimentaria – órgão mexicano responsável pela análise e liberação de organismos geneticamente modificados naquele país – aprovou, em 20/12/11, o plantio comercial do algodão Bollgard® II RR Flex, desenvolvido pela Monsanto, no México. O produto combina a proteção a algumas das principais pragas do algodoeiro – curuquerê-do-algodoeiro (Alabama argillacea), lagarta-das-maçãs (Heliothis virescens), lagarta rosada (Pectinophora gossypiella) e lagarta-do-cartucho ou lagarta militar (Spodoptera frugiperda) – com a tolerância ao herbicida glifosato, que permite a aplicação do produto em pós-emergência.
 
Além do México, o produto já é aprovado para plantio na Austrália (2006), Colômbia (2007), Costa Rica (2008) e África do Sul (2007). Japão, Coreia do Sul e Filipinas também liberaram o processamento do produto para uso humano e animal, bem como sua importação.
 
A resistência às lagartas foi possível com a inserção de uma segunda proteína inseticida oriunda do Bt (Bacillus thuringiensis) na planta de Bollgard®. O Bt é uma bactéria encontrada naturalmente no solo e que, por sua ação inseticida, é utilizada na agricultura orgânica há décadas. Já a tecnologia RR Flex proporciona o efetivo controle de plantas daninhas durante a safra, uma vez que o glifosato é eficaz contra a maioria das plantas daninhas anuais e perenes, que podem representar um problema no campo durante os estágios de desenvolvimento da cultura.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.