CI

México aprova plantio comercial de algodão Bollgard® II RR Flex

País já havia liberado, em 2008, o processamento do produto para uso humano e animal


País já havia liberado, em 2008, o processamento do produto da Monsanto para uso humano e animal
 
O Servicio Nacional de Sanidad, Inocuidad y Calidad Agroalimentaria – órgão mexicano responsável pela análise e liberação de organismos geneticamente modificados naquele país – aprovou, em 20/12/11, o plantio comercial do algodão Bollgard® II RR Flex, desenvolvido pela Monsanto, no México. O produto combina a proteção a algumas das principais pragas do algodoeiro – curuquerê-do-algodoeiro (Alabama argillacea), lagarta-das-maçãs (Heliothis virescens), lagarta rosada (Pectinophora gossypiella) e lagarta-do-cartucho ou lagarta militar (Spodoptera frugiperda) – com a tolerância ao herbicida glifosato, que permite a aplicação do produto em pós-emergência.
 
Além do México, o produto já é aprovado para plantio na Austrália (2006), Colômbia (2007), Costa Rica (2008) e África do Sul (2007). Japão, Coreia do Sul e Filipinas também liberaram o processamento do produto para uso humano e animal, bem como sua importação.
 
A resistência às lagartas foi possível com a inserção de uma segunda proteína inseticida oriunda do Bt (Bacillus thuringiensis) na planta de Bollgard®. O Bt é uma bactéria encontrada naturalmente no solo e que, por sua ação inseticida, é utilizada na agricultura orgânica há décadas. Já a tecnologia RR Flex proporciona o efetivo controle de plantas daninhas durante a safra, uma vez que o glifosato é eficaz contra a maioria das plantas daninhas anuais e perenes, que podem representar um problema no campo durante os estágios de desenvolvimento da cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.