México receberá frango do Brasil ainda no primeiro semestre
CI
Agronegócio

México receberá frango do Brasil ainda no primeiro semestre

Uma cota de 300 mil toneladas foi criada para a importação naquele país
Por:
Falando à imprensa local, o Subsecretário de Indústria e Comércio da Secretaria (Ministério) de Economia do México, Ignacio Navarro Zermeño, anunciou que dentro de duas semanas seu país começará a receber importações de carne de frango, “em especial do Brasil”.


Poderia ser antes, mas o Subsecretário explicou que por tratar-se de importação de países com os quais o México não mantém tratado de livre comércio – caso, principalmente, do Brasil – há todo um trâmite a ser cumprido, especialmente o relativo à parte sanitária. “Creio que isso deve demorar umas duas semanas”, ressaltou.


Atualmente o México se coloca como o quarto maior importador mundial de carne de frango, estando atrás, apenas, de Japão, Arábia Saudita e União Europeia (dados do Departamento de Agricultura dos EUA – USDA).

Mas praticamente todas as suas compras externas do produto estão concentradas nos EUA, que, após o recuo das importações da Rússia, passaram a ter no México seu principal mercado.

Por esse aspecto, a abertura do mercado mexicano a outros países que não os EUA surpreende. Mas só está ocorrendo porque, devido a surtos de Influenza Aviária que vêm sendo registrados em diversas partes do país (e que levou milhões de aves ao sacrifício sanitário), houve uma explosão nos preços do frango. 


A importação “extra”, portanto, objetiva apenas equilibrar os preços internos do produto. Com essa finalidade, o governo do México já criou uma quota de importação de 300 mil toneladas, em relação à qual retirou temporariamente todos os impostos originalmente incidentes. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.