MG: Epamig realiza Dia de Campo gratuito sobre citricultura
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

MG: Epamig realiza Dia de Campo gratuito sobre citricultura

Evento presencial ocorrerá dia 21 de junho, a partir das 9h, no município de Campanha (MG)
Por:

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai realizar no dia 21 de junho, a partir das 9h, um Dia de Campo sobre citricultura. O evento, presencial e gratuito, vai ocorrer no sítio São José, no município de Campanha (MG). Para participar não é necessário fazer inscrição prévia.

No encontro haverá três estações de campo que irão abordar as principais demandas dos citricultores do Sul de Minas. A região é um pólo citrícola do estado e o município de Campanha se destaca com uma produção média de 1,5 milhão de toneladas de tangerina Ponkan em áreas plantadas superiores a mil hectares.

A primeira estação, ministrada pela pesquisadora da Epamig, Ester Ferreira, vai abordar a importância da diversificação para a citricultura. Em seguida, o pesquisador da Embrapa, Eduardo Girardi, vai falar sobre a interação entre porta-enxerto e copa. Para concluir, o pesquisador da Embrapa, Eduardo Stuchi, vai conduzir uma discussão sobre porta-enxertos Fly Dragon na citricultura.

Porta-enxertos na citricultura

A escolha do porta-enxerto é extremamente importante para o sucesso da citricultura. A combinação copa e porta-enxerto é responsável por uma série de características das plantas, como resistência a pragas, doenças e seca, adaptação a solos com diferentes características físico-químicas, porte da planta, qualidade dos frutos e produtividade.

Além disso, a qualidade das mudas é outro fator importante para obtenção de pomares sadios e produtivos. Uma muda de boa qualidade deve estar enxertada sobre porta-enxerto cuja semente foi obtida de plantas registradas. A borbulha deve ser oriunda de plantas matrizes livres de doenças, principalmente as transmissíveis por enxertia. Já a utilização de telado é indicada para a proteção de afídeos, vetores de vírus, cigarrinhas e do psilídeo que causa o Grenning, a doença mais destrutiva e a maior ameaça à citricultura no mundo.

Mais informações sobre o Dia de Campo de citricultura da Epamig podem ser obtidas pelos números (35) 99929-8015 ou (35) 3829-1190. A empresa é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Serviço:

Evento: Dia de Campo de Citricultura (presencial e gratuito)

Data: 21 de junho de 2022

Hora: A partir das 9h

Local: Sítio São José, do proprietário José Maria, em Campanha (MG)


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.