MG: MDA participa de reunião internacional sobre Biodiesel

Agronegócio

MG: MDA participa de reunião internacional sobre Biodiesel

Objetivo do encontro é analisar a inserção do biodiesel nos países da América Latina e Caribe
Por:
773 acessos
O coordenador de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marco Antonio Viana Leite, participa nestas quinta e sexta-feiras (26 e 27), na Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), da primeira "Reunião Internacional sobre Biodiesel – Agricultura Familiar e Produção de Alimentos". Na ocasião, o coordenador apresentará a experiência brasileira do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).


O evento é realizado pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos e Departamento de Economia Rural da UFV e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) com o apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O objetivo do encontro é analisar a inserção do biodiesel nos países da América Latina e Caribe e difundir experiências de produção e utilização dos biocombustíveis, com destaque aos processos produtivos e iniciativas comerciais e governamentais.


Participam da reunião a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), União Brasileira dos Produtores de Biodiesel (Ubrabio), Empresa de Petróleo de Brasil (Petrobrás), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Ministério de Minas e Energia (MME) e o Governo de Minas Gerais. Entre os convidados internacionais estão o Instituto Nacional de Pesquisa Florestais, Agrícolas e Pecuárias do México (INIFAP), Rede Mexicana de Bioenergia (REMBIO), Universidade da Fronteira de Temuco, no Chile, e o Instituto de Plano de Segurança Energética da Colômbia.


O MDA participa da gestão do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) por meio do qual estimula a produção do novo combustível e apoia a participação da agricultura familiar na cadeia de produção. Instrumentos como crédito, zoneamento, assistência técnica, fomento, benefícios fiscais (Selo Combustível Social) estão disponíveis para promover o fortalecimento da agricultura familiar na produção de biodiesel.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink