MG: produção de leite de fazenda em Veríssimo (MG) cresce 300% com ATeG Leite
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ATeG

MG: produção de leite de fazenda em Veríssimo (MG) cresce 300% com ATeG Leite

O resultado foi o aumento da produção e da renda
Por:

A vida da produtora Eurilane Gisele Provazi melhorou muito desde que entrou para o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em julho de 2020. A principal mudança foi deixar o emprego em outra fazenda, dois meses depois, e passar a se dedicar integralmente à sua produção. O resultado foi o aumento da produção e da renda.

“Eu acordava às 3h para tirar leite do meu rebanho e às 6h já estava em outra fazenda, onde fazia mais duas ordenhas. Precisava trabalhar fora para complementar a renda. No começo foi bem difícil, tirava pouco leite e não tinha o conhecimento necessário”, contou.

Seguindo as orientações do ATeG, ela passou a fazer duas ordenhas diárias em sua propriedade, no município de Veríssimo, e viu a produção saltar de 50 para 200 litros por dia, com o mesmo rebanho. O resultado também apareceu na renda, que teve incremento de cerca de 40%. “É gratificante. Hoje estou ganhando mais trabalhando somente por conta própria. E ganhei muito em qualidade de vida”. Aos 43 anos, Eurilane celebra poder descansar, acordar um pouco mais tarde e, especialmente, ter mais tempo livre com o marido e os dois filhos.

Para o técnico de campo que atende Eurilane, o zootecnista Antônio Luiz de Andrade Filho, as melhorias foram alcançadas, principalmente, com manejo nutricional e de ordenha e controle sanitário. “É uma grande emoção ver a diferença que conseguimos fazer na vida da produtora. No final do ano passado, ela comprou coisas novas para a casa e passou um Natal com fartura”, enfatizou.

“O Programa ATeG tem proporcionado mudanças significativas nas propriedades e que impactam diretamente na vida familiar, como da Eurilane. São muitos casos de sucesso na bovinocultura de leite e nas demais culturas que integram o programa”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink