CI

Micróbios do solo tem papel na resistência das plantas

“Descobrimos que uma resistência melhorada à doença pode ser transferida para a próxima geração"


Os cientistas descobriram que os micróbios do solo podem tornar as plantas mais resistentes a uma doença agressiva, abrindo novas possibilidades para a produção sustentável de alimentos. A doença bacteriana da murcha causada por Ralstonia solanacearum infecta várias plantas, incluindo tomates e batatas e causa enormes perdas econômicas em todo o mundo, especialmente na China, Indonésia e África. 

Pesquisadores da Universidade de York, trabalhando com colegas da China e da Holanda, investigaram o efeito do microbioma do solo na interação planta-patógeno. As infecções geralmente são "irregulares" no campo, não afetando toda a safra e a causa disso é desconhecida. 

O Dr. Ville Friman, do Departamento de Biologia, disse que “embora tenhamos descoberto que o patógeno está presente em todos os lugares nos campos de tomate, ele não é capaz de infectar todas as plantas. Queríamos entender se essa variação espacial poderia ser explicada por diferenças nas comunidades bacterianas do solo”. 

Para estudar o efeito do microbioma do solo no desenvolvimento de doenças, os cientistas usaram um sistema experimental recém-desenvolvido que permitia amostragens repetidas de plantas individuais de maneira não destrutiva. Isso permitiu aos cientistas voltar no tempo e comparar microbiomas vegetais saudáveis e doentes muito antes dos sintomas visíveis da doença. 

O método de amostragem permitiu comparar os microrganismos presentes nos solos das plantas que permaneceram saudáveis ou foram infectadas. Sua análise mostrou que os microbiomas das plantas sobreviventes estavam associados a certos táxons raros e às bactérias Pseudomonas e Bacillus supressoras de patógenos. 

“Descobrimos que uma resistência melhorada à doença pode ser transferida para a próxima geração de plantas junto com os transplantes de solo análogos aos transplantes fecais usados na medicina”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.