CI

Milhares de produtores fazem tratoraço em São Paulo

Veja imagens dos protestos nas diferentes cidades


Foto: Marcelo Guarnieri

*Atualizada às 16 horas

Desde o começo da manhã desta quinta-feira (7) produtores de pelo menos 300 municípios paulistas se mobilizam em protesto contra o aumento do ICMS no estado de São Paulo. Mesmo com o governo voltando atrás na medida, o movimento foi mantido. A concentração reúne produtores, cooperativas e sindicatos. Eles percorreram as ruas em tratores e carros, com bandeiras do Brasil e cartazes contra o aumento do ICMS. 

Os produtores protestam contra o pacote de ajuste fiscal que retirava a isenção de ICMS sobre fertilizantes e insumo. A partir de 1º de janeiro a taxação ficou em 4,14%. O impacto também recaiu sobre máquinas agrícolas e setores como hortifrutigranjeiros. O governador João Dória retirou esta medida mas manteve o imposto sobre o diesel e energia elétrica, que também recaem sobre o agro.

O movimento contou com vários segmentos do agro desde cana-de-açúcar, pecuária até flores e hortaliças. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) disse, em nota, que apenas parte das reivindicações do setor foi atendida. "Ele (Doria) não tinha mencionado [no anúncio o fim do aumento para] a energia elétrica, o hortifrutigranjeiro, a pecuária. Depois, veio a informação de que está incluído no processo", disse o presidente da entidade, Tirso de Salles Meirelles.

Também por nota a Associação Paulista de Supermercados (Apas) disse que "não aceita" a suspensão anunciada por João Doria "por ser apenas parcial e momentânea" e solicita a revogação integral dos decretos que subiram o ICMS. Segundo a entidade o aumento deve impactar "na composição dos preços de itens comuns à mesa dos brasileiros, como frutas, legumes, verduras o que é prejudicial ao consumidor final, pois aumentará o preço dos alimentos", completou.

VEJA: Dória volta atrás sobre ICMS no agro

VEJA: Estudo avalia impacto do aumento do ICMS em São Paulo

Veja imagens dos tratoraços:

Jaboticabal - Crédito: Carolayne Gabriel

Jaboticabal - Crédito:  Ana Paula Miani

Jaboticabal - Crédito: Paola Vantini

Diretores da Copercana e Canaoeste em Sertãozinho - Crédito: Divulgação

Morro Agudo - Crédito: Sindicato Rural

 

Itápolis - Crédito: Divulgação

Holambra- Crédito: Marcelo Guarnieri

Monte Alto - Crédito: Guarda Civil Municipal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.