CI

Milho: MT pode ficar quase sem estoque

“Do lado da demanda, o mercado do cereal vem sendo favorecido"


Foto: Divulgação

De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea)  divulgou  relatório  apontando  que  os  estoques  finais  de  milho  no  estado devem ser de apenas 0,02 milhão de toneladas ou apenas 20 mil toneladas. “Para chegar a este número, os pesquisadores consideraram uma produção de 33,48 milhões de toneladas aliada à uma demanda de 10,14 milhões de toneladas para o mercado interno, 21,10 milhões para exportação e 2,24 milhões de consumo interestadual”, diz a T&F. 

“Do lado da demanda, o mercado do cereal vem sendo favorecido pelo maior consumo interno decorrente do crescimento das usinas de etanol. Além disso, as expectativas das exportações são favoráveis, já que 87,08% da produção de milho já se encontra comercializada. A colheita teve menor força na semana passada, refletindo a finalização de algumas áreas do estado”, destaca o Imea. 

Já a cotação média da saca do cereal em Mato Grosso ficou em R$ 35,28, um aumento de 6,12% na semana, uma vez que “a demanda seguiu aquecida e refletiu nos preços do Indicador Imea na semana passada”, aponta o instituto. 

“Outros dados revisados pelo Imea neste relatório foram a produtividade média e a produção final do estado. A publicação indica que houve bons reportes a respeito das áreas colhidas do estado, contribuindo com uma ligeira elevação na produtividade para a maioria das regiões do estado, ficando  estimada  em  107,43  sacas  por  hectare,  aumento  de  0,61%  com  ralação  à  última  projeção  e  recuo  de  3,13%  em comparação à última safra”, completa a consultoria. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.