Milho: reavaliação técnica amplia área irrigada
Produção total prevista para o milho irrigado permanece em 855 mil tonelada
 Foto: USDA
                                                Foto: USDA
                    A nova estimativa da Aiba para a safra 2025/26 de milho no Oeste da Bahia revela uma reconfiguração relevante na área cultivada com milho irrigado, que passou de 25 mil hectares para 75 mil hectares. A mudança foi baseada em dados de geoprocessamento e validação técnica.
Segundo informações do Boletim da Safra 2025/26 da Aiba, a produção total prevista para o milho irrigado permanece em 855 mil toneladas, com produtividade estimada em 190 sacas por hectare. Para o milho verão, a área é de 120 mil hectares, com expectativa de produção de 1,346 milhão de toneladas, mantendo produtividade de 187 sacas por hectare.
A comercialização da safra 2025/26 de milho ainda está em estágio inicial, com 30% do volume negociado até agora. Já a safra 2024/25 está praticamente encerrada, com 99% da produção já comercializada.
Combinando os dados das duas modalidades (verão e inverno/irrigado), o milho representa um crescimento significativo de 14,3% na área total cultivada, saltando de 105 mil hectares em 2024/25 para 120 mil hectares nesta safra.
Apesar da manutenção da produtividade, o boletim destaca que os preços médios de comercialização estão em R$ 60,50 por saca. O cenário exige atenção dos produtores quanto ao equilíbrio entre custos de produção e retorno financeiro.
 
 
                         
                             
				 
    
     
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                            