CI

Milho: Rio Grande do Sul colheu 39% da safra de verão

Além disso, Conab elevou o estoques


Foto: Divulgação

O estado do Rio Grande do Sul colheu 39% da safra de verão, contra 40% do ano passado e 34% da média histórica, de acordo com a TF Agroeconômica. “A semana com período de chuvas, favorável ao desenvolvimento da cultura, e de sol, favorável à colheita, foi de intensa atividade com a cultura. Produtores que implantam safrinha, o fizeram assim que colheram a safra. Com isto o estado já colheu 39% da safra de verão, contra 40% do ano passado e 34% da média histórica”, completa.

O relatório mensal de acompanhamento das safras, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Conab nesta quinta-feira, registra uma projeção de estoques finais 2,6 milhões de toneladas maiores do que a estimativa de janeiro último. Esse fato deverá fazer pressão sobre os preços pelo menos nos próximos 30 dias. 

“Os  dados  se  baseiam  num  aumento  de  produção  da  ordem  de  3,17  milhões  de  toneladas  a  mais  do  que  a estimativa  de  janeiro,  que  seria  contrabalaneada  pela  queda  de  240  mil  toneladas  nos  estoques  iniciais  e  um aumento de 330 mil toneladas no consumo interno. Com a projeção de exportações inalterada em 35 milhões de toneladas, os estoques finais ficariam 2,6 milhões de toneladas mais alto”, comenta. 

No mercado internacional, a argentina deverá produzir 46 milhões de toneladas de milho, contra 51,5 milhões de toneladas da safa anterior. “As duas principais Bolsas do país, de Buenos Aires e de Rosárioo, concordam em uma estimativa de produção de 46 milhões  de  toneladas,  contra  51,5  milhões  da  safra  anterior.  Como  a  Argentina  é  o  terceiro  maior  exportador mundial, pode favorecer o Brasil a longo prazo”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.