Milho Bt não danifica organismos não-alvo
CI
Imagem: Nadia Borges
ESTUDO

Milho Bt não danifica organismos não-alvo

O milho Bt é o milho que foi geneticamente modificado para produzir proteínas da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt)
Por: -Leonardo Gottems

O Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA ARS) e entomologistas da Agrocscope na Suíça conduziram a maior meta-análise do impacto do milho geneticamente modificado (GM) Bt em pragas de insetos não-alvo e outros organismos. O estudo foi liderado por Steve Naranjo.

O milho Bt é o milho que foi geneticamente modificado para produzir proteínas da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) para controlar brocas de milho, lagartas de milho e outras pragas importantes do milho. O primeiro milho Bt foi aprovado em 1996 e os críticos sugeriram que ele destrói insetos benéficos ou outros organismos não visados. O estudo, agora publicado na Environmental Evidence , revela que o milho Bt tem pouco impacto sobre insetos não-alvo e outros organismos, especialmente em comparação com o cultivo de milho convencional.

Um dos problemas com avaliações de possíveis danos a organismos não-alvo pelo milho Bt foi que cada estudo era limitado em escopo, ambiente ou tamanho. Os três autores do artigo compensaram essas deficiências reunindo sistematicamente dados de estudos em 12 bases de dados bibliográficas, 17 páginas da web especializadas e as seções de referência de 78 artigos de revisão que atenderam aos mais altos padrões de qualidade de pesquisa.

Naranjo e os entomologistas Joerg Romeis e Michael Meissle, da Agroscope, descobriram que essa enorme agregação de dados mostrou que o milho Bt não teve efeitos negativos na maioria dos grupos de invertebrados, incluindo joaninhas, percevejos e crisopídeos. Populações de insetos Braconidae, que são vespas parasitóides que atacam brocas do milho, foram reduzidas com milho Bt.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.