Milho Coodetec agrada produtores e mostra potencial no Show Rural
CI
Agronegócio

Milho Coodetec agrada produtores e mostra potencial no Show Rural

Estande da Cooperativa exibe CD 384Hx, sucesso entre os produtores de milho
Por:
Estande da Cooperativa exibe CD 384Hx, sucesso entre os produtores de milho; raiz chega a 2,3 metros de cumprimento

O produtor pediu e a chuva finalmente chegou a Cascavel, nesta quinta-feira, dia 09. Para os visitantes do Show Rural, um alívio. O sol não deu trégua durante a semana e o calor estava intenso, com temperaturas sempre acima dos 30°C. Mesmo assim, a visitação é grande e, no estande da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec, os agricultores encontram sombra, água fresca e excelentes opções para as lavouras de soja e milho.
Um híbrido que tem feito sucesso no campo e também no Show Rural é o CD 384Hx. Este milho, indicado para safra e safrinha, tem alto potencial produtivo, resistência ao acamamento, qualidade de grão e proteção contra as principais lagartas da cultura. “Quem passar pelo evento da Coopavel, até sexta-feira, dia 10, terá a oportunidade de conferir de perto a raiz do híbrido CD. São 2,3 metros de cumprimento. Esse fator garante mais tolerância ao estresse hídrico. O produtor pode até comparar com o milho (testemunha). Em um painel as duas raízes estão sendo apresentadas”, explicou o supervisor regional de vendas, Martim Herpich.

Palavra de quem planta

Um grupo de produtores de Ubiratã, da Cooperativa Coagru, passou, na manhã desta quinta-feira, no estande que a Coodetec divide com a Ocepar. A maioria, produtores de soja e de milho. Entre eles, estavam Agostinho Pereira Sabião e Ramiro André da Silva. O primeiro, já plantou as duas versões do híbrido da Coodetec (CD 384 e CD 384Hx). “Plantei este milho na safrinha. Em 2010, consegui 280 sacas por alqueire e, na última safrinha, foram 240 sacas. Vou continuar com a Coodetec, pois é um híbrido que apresenta sanidade, qualidade de grãos e alta produtividade.”

Pela primeira vez, Ramiro André da Silva plantou o híbrido CD 384Hx. O plantio ocorreu em 28 de janeiro e, segundo ele, a lavoura está bonita, apresentando bom desenvolvimento. “Ouvi falar muito deste milho e, por ter um preço mais acessível, produzindo igual ou até mais que outros híbridos mais caros, decidi investir na semente da Coodetec.”

Dobradinha CD

A dupla CD 250RR STS e CD 384Hx fez muito sucesso na última safra e safrinha. A soja, por ter ciclo mais curto, permite a antecipação do plantio de milho safrinha e o híbrido garante ao agricultor alta produtividade, fugindo do período de geadas.

O produtor do distrito de Salto Portão, em Cascavel, Eleandro Araújo, veio até o Show Rural Coopavel atrás da dupla. Ele irá plantar os dois produtos Coodetec. “Além da precocidade, esta cultivar garante boa produção. Com a CD 250RR STS consigo antecipar o plantio do milho. O agrônomo que me orienta, sempre fala do híbrido CD 384Hx. Este, vou plantar pela precocidade, pela resistência ao acamamento e pela alta produção”, garantiu. Para Araújo, a Coodetec é importante para o produtor, porque está mais próxima de quem planta. “É uma empresa daqui. A pesquisa está concentrada em nossa região e isso torna mais fácil a chegada de bons produtos até a lavoura.”

Amostras de lavouras que deram certo

No estande da Coodetec, o produtor de soja irá encontrar plantas que foram colhidas em diversas regiões do Paraná e Mato Grosso do Sul. Estas amostras são da variedade CD 250RR STS, que resistiu ao período de seca e garantiu bons resultados aos produtores.

Nádia Maria Costa Felippe Corazza, de São Jorge do Ivaí, planta soja em uma área de 360 alqueires. Parte da lavoura dela recebeu a soja CD 250RR STS. O resultado: colheita antecipada e 58 sacas por hectare. “Gostei muito do resultado. Com um bom período sem chuva, conseguimos uma produtividade muito boa. Quando se fala em precocidade, nós, que produzimos, geralmente pensamos que não vai render tanto. Mas, com a Coodetec, a realidade é outra. Vamos continuar com essa variedade e até aumentar a área”, detalhou a produtora. Segundo ela, é muito importante investir na lavoura para que o resultado seja satisfatório. “O sucesso é garantido, primeiramente por Deus, depois por uma equipe motivada e também pela alta tecnologia empregada na lavoura.”

Estande Coodetec|Ocepar

Ainda no estande da Coodetec, o visitante encontrará outras novidades para as lavouras de milho e soja. “Temos soja de plantio antecipado, com diversidade de ciclo, crescimento indeterminado, tolerância a nematoides e doenças”, informou o gerente comercial Sul, Marcelo da Costa Rodrigues. Entre os destaques para a safra 12/13, o produtor tem acesso a cultivar CD 2585RR, de ciclo superprecoce, crescimento indeterminado e altamente resistente ao acamamento. A CD 2630RR é outra novidade. De ciclo precoce, esta cultivar indeterminada permite antecipação da semeadura, viabilizando o plantio de milho safrinha.

Além disso, os sojicultores terão a oportunidade de conhecer a versão RR das cultivares CD 202 e CD 215. Estas duas variedades são conhecidas do produtor, porém, agora transformadas, garantirão maior facilidade no manejo de plantas daninhas.

De acordo com Rodrigues, a Coodetec traz, também, híbridos superprecoces, de alto potencial produtivo, tolerância ao acamamento, com sanidade foliar e de grãos. “Os visitantes terão acesso aos destaques de rendimento nos ensaios da safrinha 2011: CD 3501Hx e CD 3464Hx. O primeiro exige nível de tecnologia mais avançado na lavoura, enquanto que o segundo requer tecnologia média.” Os dois híbridos possuem como principais características sanidade, tolerância ao acamamento e qualidade de grãos, tendo ainda proteção contra lagartas.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.