CI

Minas Gerais registra excesso de oferta de frango

A produção de carne de frango poderá registrar alta de 5% neste ano


A produção de carne de frango em Minas Gerais poderá registrar alta de no máximo 5% neste ano, ante o volume produzido em 2006, conforme o presidente da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Tarcísio Franco Amaral. No ano passado, estima-se que o Estado produziu cerca de 750 mil toneladas de carne; volume praticamente estável ao apresentado em 2005, com redução de apenas 1,2%. Minas responde por 7,2% da produção nacional de carne de frango.

De acordo com Amaral, o crescimento em 2007 não passará de 5% e esse movimento só terá início a partir do segundo semestre. "Estamos com excesso de oferta", disse Amaral. Segundo ele, o setor de avicultura está apreensivo com a alta do preço do milho no mercado, já que o grão representa em torno de 70% dos custos de produção. Atualmente, são alojados cerca de 30 milhões de pintos, por mês, em Minas.

As granjas avícolas do Estado consomem, por ano, 1,8 milhão de toneladas de milho, 700 mil toneladas de farelo de soja e 2 bilhões de vacinas veterinárias. Hoje, o produtor recebe R$ 1,55, o quilo vivo do frango. "A tendência é que, em 2007, a cotação permaneça nesses patamares", disse Amaral. Os segmentos da avicultura, em Minas, geram mais de 300 mil empregos diretos e indiretos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.