CI

Minas irá colher uma das maiores safras de grãos da história

A produção de soja deverá ser recorde, com uma colheita de até 3,07 milhões de toneladas


Produção de soja será recorde

Minas Gerais deverá colher uma safra de 10,3 milhões de toneladas de grãos em 2011. O volume representa um aumento aproximado de 2% em relação à produção registrada neste ano. Os números da estimativa da safra 2010/2011 foram divulgados nesta quarta-feira (10-11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A safra a ser colhida no próximo ano só é inferior à produção registrada nos anos de 2005 e 2009, quando o Estado produziu 10,4 milhões de toneladas. Já a área plantada nesta safra deve ser de 2,8 milhões de hectares, praticamente a mesma da safra anterior.

Embora a produção esperada seja uma das maiores da história, a área cultivada é uma das menores dos últimos 30 anos em Minas Gerais, segundo a Conab. Durante muito tempo, os plantios de grãos no Estado chegaram a ocupar mais de 3 milhões de hectares. “Essa produção elevada, mesmo com a redução da área plantada, mostra que os produtores não precisam abrir novas áreas de plantio para garantir a oferta de grãos”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

O secretário destaca o aumento da produtividade como o principal fator para o crescimento da produção em uma área menor. “O uso de novas tecnologias, inclusive de sementes melhoradas, garantiram esta mudança. Há vinte anos, a produtividade média em Minas Gerais era de 2,1 toneladas de grãos em um hectare. Hoje, os produtores chegam a produzir 3,5 toneladas nesta mesma área”, comenta.

Recorde da soja

O estudo da Conab mostra que o aumento da produção de soja em Minas Gerais deverá ser recorde em 2011. A colheita esperada é de até 3,07 milhões de toneladas, superando a colheita de 2005, a maior registrada até hoje, com 3,02 milhões de toneladas.

Em relação à produção de soja deste ano, que foi de 2,87 milhões de toneladas, o crescimento esperado é de 7%, superando o aumento médio do país e dos principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.