Minas Leite leva desenvolvimento ao município de Antônio Carlos
Unidades demonstrativas implantadas no município oferecem aos produtores acesso a novas tecnologias
O Minas Leite está sendo implementado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e é coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Seu objetivo é modernizar toda a cadeia produtiva do leite do Estado, gerando aumento de produtividade e renda; melhorar a qualidade do leite, incentivar a industrialização e ampliar a participação no mercado internacional.
No município de Antônio Carlos, de acordo com o extensionista da Emater, Alysson Ferreira, a prioridade é conscientizar o produtor sobre a importância de uma administração bem feita da propriedade. “O principal desafio é fazer o produtor entender que uma gestão correta é fundamental para alcançar bons resultados”, disse.
Uma das unidades demonstrativas fica na propriedade de José Imar da Fonseca. Ele participa do programa desde 2010 e afirma que antes, os custos com a produção leiteira eram bem mais altos. “Hoje as despesas diminuíram. Isso é sinal de que está dando certo. Antes eu tinha o dobro do trabalho, produzia e ganhava menos do que hoje”, diz. Ao adotar os procedimentos do Minas Leite, José Imar reduziu em 70% os gastos com alimentação complementar para o gado.
Os bons resultados obtidos nas duas unidades demonstrativas de Antônio Carlos têm estimulado a participação de mais produtores no programa. Elas são visitadas por pequenos pecuaristas do município e região que querem saber mais sobre as ações do Minas Leite. “Isso demonstra o interesse dos produtores no desenvolvimento da atividade”, conclui Ferreira.
O extensionista da Emater acredita que aos poucos o Minas Leite vai conseguir seu objetivo de promover uma melhoria significativa na pecuária leiteira do município. Até agora o programa atende dois produtores e a expectativa é que até o fim deste ano esse número chegue a cinco. “O trabalho está no começo, mas trará muitos benefícios”, diz.
Desenvolvimento eficiente e sustentável
Em todo o Estado, o Programa Minas Leite já possui 760 unidades demonstrativas. O coordenador técnico de Bovinocultura da Emater-MG, Feliciano Nogueira, destaca que o programa é baseado na garantia de três fatores: o aprimoramento técnico; a qualidade dos produtos e a gestão da atividade. “Esses pilares visam o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental da propriedade”, explica.
Os produtores familiares recebem orientações dos técnicos da Emater-MG para conduzir suas propriedades leiteiras de forma mais eficiente, utilizando os recursos disponíveis. Entre os temas abordados estão: administração da propriedade, cuidados com a saúde dos animais, melhoramento genético do rebanho, adequação da alimentação, reserva de alimentos para o período seco, planejamento do manejo de pastagens, melhorias na distribuição de água, sombreamento e manejo sanitário.