CI

Minhocas podem substituir fertilizantes

As descobertas sugerem um atalho no ciclo do nitrogênio do solo não reconhecido anteriormente


Foto: Divulgação

As minhocas podem ter o potencial de substituir alguns fertilizantes minerais/sintéticos de alto custo, sugere uma nova pesquisa. Pesquisadores da University College Dublin descobriram uma nova visão sobre a importância do morador do solo para as culturas que absorvem nutrientes.

As descobertas sugerem um atalho no ciclo do nitrogênio do solo não reconhecido anteriormente, no qual as minhocas, quando ativas, enriquecem rapidamente o solo e as plantas através do nitrogênio excretado em seu muco. O papel dos animais do solo, como as minhocas, na ciclagem de nutrientes é tradicionalmente visto como benéfico, mas indireto, lento e cumulativo. No entanto, esta pode não ser toda a história, de acordo com o professor da UCD Olaf Schmidt, da Escola de Agricultura e Ciências da Alimentação da UCD.

"A nova descoberta real [que descobrimos] é que o nitrogênio dos vermes está entrando nas plantações muito rápido. Até agora, assumimos que isso envolvia processos de decomposição lenta e ciclo microbiano. Mas nossos experimentos mostram que o movimento do nitrogênio (N) e do carbono (C) de animais vivos do solo para plantas pode ser extremamente rápido", disse ele.

A presença de minhocas no solo já é conhecida por aumentar o rendimento das culturas a longo prazo, através de sua escavação e alimentação, o que cria uma boa estrutura do solo e libera nitrogênio que, de outra forma, está retido na matéria orgânica do solo.

Sob condições de laboratório e de campo, uma equipe de pesquisadores da Irlanda, Alemanha e China conseguiu rastrear a transferência de nutrientes de minhocas para o solo, mudas de trigo e pulgões usando um método chamado rastreador de isótopos estáveis.

Eles descobriram que o nitrogênio derivado de minhocas foi adquirido por moscas verdes após apenas duas horas em condições de laboratório e após 24 horas no campo. O pesquisador ficou surpreso com a rapidez com que o nitrogênio do verme se movia através do solo, para as raízes, para as plantas e para os insetos que se alimentavam da seiva das plantas.

“Isso é muito empolgante porque sugere que as minhocas provavelmente fornecem nitrogênio diretamente às plantações, e o fazem exatamente quando as plantações mais precisam, porque tanto a atividade das minhocas quanto o crescimento das plantações são sincronizados, por fatores ambientais, principalmente temperatura e umidade”, disse. Professor Schmidt.

Os benefícios recém-descobertos podem ser particularmente significativos em sistemas agrícolas que tentam reduzir o uso de fertilizantes sintéticos.

O setor agrícola deve maximizar os benefícios financeiros desse nitrogênio fornecido pelas minhocas como uma alternativa potencial aos fertilizantes sintéticos, que são muito caros, pois as cadeias de suprimentos mundiais continuam se recuperando da pandemia do COVID-19 e os preços da energia aumentam.

"Este trabalho pode informar como os agricultores administram a terra, a vida do solo e o suprimento de nitrogênio", disse o professor Schmidt. "Ao adotar práticas de cultivo que promovem minhocas, esses benefícios dinâmicos de nitrogênio também serão maximizados. Sabíamos de pesquisas anteriores que boas populações de minhocas contribuem com quantidades agronomicamente significativas de nitrogênio para o solo, mas não sabíamos que elas podem fornecer nitrogênio às culturas em uma moda tão dinâmica."

"Os agricultores nem sempre sabem com antecedência quando aplicar fertilizantes minerais/sintéticos porque as culturas podem não precisar de nitrogênio se estiver muito frio ou muito seco, e então o nitrogênio aplicado caro é perdido para o meio ambiente, à medida que o nitrato é lixiviado nas águas subterrâneas ou como nitrogênio gases emitidos para a atmosfera.

“Todas as formas de nitrogênio fornecidas naturalmente, das próprias reservas do solo, através da decomposição e mineralização, são econômica e ambientalmente altamente valiosas e desejáveis, por isso devemos maximizá-las”, acrescentou.

“Não acho que as minhocas substituirão todos os fertilizantes minerais e orgânicos, mas seu uso total como um suprimento natural de nutrientes pode compensar o uso e o custo dos fertilizantes minerais/sintéticos.

“Em suma, esta é outra nova razão pela qual devemos trabalhar mais com a biologia do solo e incentivar o uso de organismos do solo como minhocas, porque nosso uso da terra e métodos de cultivo serão mais sustentáveis ????ambientalmente e também mais econômicos, porque podemos economizar fertilizantes sintéticos ."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.