Ministério da Agricultura aposta no Piauí nas projeções para 2020

Agronegócio

Ministério da Agricultura aposta no Piauí nas projeções para 2020

Mapa prevê um salto na produção de grãos em Matopiba
Por:
2656 acessos
O Piauí é uma das apostas do Ministério da Agricultura no aumento da produção agrícola. De acordo com estimativas do relatório Brasil – Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021, a região situada entre sul do Maranhão, norte do Tocantins, sul do Piauí e noroeste da Bahia – denominada Matopiba – será a nova fronteira agrícola do país. As projeções são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


A região será destaque, inclusive, em função dos preços reduzidos da terra. O ministério prevê um salto na produção de grãos (soja, milho, trigo, arroz e feijão) em Matopiba, de 13,3 milhões de toneladas de grãos colhidos em 2010 para 16,6 milhões de toneladas no início da próxima década, um aumento de 19,9%. A área de colheita também deve aumentar, de 6,4 milhões hectares para 7,5 milhões de hectares, podendo atingir 10 milhões de hectares em seu limite superior.

Com o passar dos anos, o que inclui a previsão de aumento populacional, a demanda por alimentos deve crescer no mundo inteiro e o Brasil é um dos poucos países capazes de ampliar a produção de alimentos sem comprometer seus recursos naturais. Entretanto, apesar do Brasil apresentar, nos próximos anos, forte aumento das exportações, o mercado interno continuará sendo um importante fator de crescimento.


Em todo o Brasil, a produção de grãos deverá passar de 142,9 milhões de toneladas em 2010/2011 para 175,8 milhões em 2020/2021. Isso indica um acréscimo de 33,0 milhões de toneladas à produção atual do Brasil, e, em valores relativos, 23%. Já com relação à área total plantada com lavouras, haverá um acréscimo de 6,0 milhões de hectares, passando de 62 milhões de hectares em 2011 para 68 milhões em 2021.

O estudo de tendências do agronegócio considera aspectos globais como o crescimento da economia mundial, o envelhecimento populacional e a mudança nos hábitos alimentares, bem como o desenvolvimento tecnológico e a evolução da consciência ambiental. O estudo Projeções do Agronegócio é elaborado pela Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico, vinculada à Assessoria de Gestão Estratégica.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink