CI

Ministério da Agricultura aposta no Piauí nas projeções para 2020

Mapa prevê um salto na produção de grãos em Matopiba


O Piauí é uma das apostas do Ministério da Agricultura no aumento da produção agrícola. De acordo com estimativas do relatório Brasil – Projeções do Agronegócio 2010/2011 a 2020/2021, a região situada entre sul do Maranhão, norte do Tocantins, sul do Piauí e noroeste da Bahia – denominada Matopiba – será a nova fronteira agrícola do país. As projeções são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


A região será destaque, inclusive, em função dos preços reduzidos da terra. O ministério prevê um salto na produção de grãos (soja, milho, trigo, arroz e feijão) em Matopiba, de 13,3 milhões de toneladas de grãos colhidos em 2010 para 16,6 milhões de toneladas no início da próxima década, um aumento de 19,9%. A área de colheita também deve aumentar, de 6,4 milhões hectares para 7,5 milhões de hectares, podendo atingir 10 milhões de hectares em seu limite superior.

Com o passar dos anos, o que inclui a previsão de aumento populacional, a demanda por alimentos deve crescer no mundo inteiro e o Brasil é um dos poucos países capazes de ampliar a produção de alimentos sem comprometer seus recursos naturais. Entretanto, apesar do Brasil apresentar, nos próximos anos, forte aumento das exportações, o mercado interno continuará sendo um importante fator de crescimento.

Em todo o Brasil, a produção de grãos deverá passar de 142,9 milhões de toneladas em 2010/2011 para 175,8 milhões em 2020/2021. Isso indica um acréscimo de 33,0 milhões de toneladas à produção atual do Brasil, e, em valores relativos, 23%. Já com relação à área total plantada com lavouras, haverá um acréscimo de 6,0 milhões de hectares, passando de 62 milhões de hectares em 2011 para 68 milhões em 2021.


O estudo de tendências do agronegócio considera aspectos globais como o crescimento da economia mundial, o envelhecimento populacional e a mudança nos hábitos alimentares, bem como o desenvolvimento tecnológico e a evolução da consciência ambiental. O estudo Projeções do Agronegócio é elaborado pela Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico, vinculada à Assessoria de Gestão Estratégica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.