Ministério da Agricultura fará três levantamentos anuais de laranja

Agronegócio

Ministério da Agricultura fará três levantamentos anuais de laranja

A ideia, segundo o ministro, é estender o levantamento para o restante do país em 2011
Por: -Eline Santos
396 acessos

Líder mundial nas exportações de suco de laranja, o Brasil terá, informações oficiais de safra, a serem divulgadas três vezes por ano (março, julho e dezembro), pelo Ministério da Agricultura. O primeiro levantamento da produção da fruta foi anunciado nesta quarta-feira (03-11) de novembro, pelo ministro Wagner Rossi, a partir do estudo realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Inicialmente, as informações foram relativas à produção paulista, que responde por cerca de 75% da safra brasileira de laranja. A ideia, segundo o ministro, é estender o levantamento para o restante do país em 2011.

“Hoje, o ministério tem condições de ofertar informações de altíssima qualidade para que o produtor rural possa tomar suas decisões, com a melhor base possível”, destacou Rossi. A partir dos dados relativos a área total, produção, produtividade e condições climáticas, os produtores poderão balizar o plantio e os preços do produto. O ministro disse, ainda, que a iniciativa coloca o Brasil no mesmo nível de outros países com maior tradição nesse campo, citando o caso do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA, sigla em inglês), que fornece periodicamente dados sobre a produção de laranja dos Estados Unidos e de outros países.

Rossi declarou total apoio do governo ao setor de citros e elogiou os avanços na integração de produtores, indústrias e exportadores de laranja. “O governo está inteiramente ao lado da cadeia produtiva nesse esforço de entendimento pela busca de uma solução harmônica para todos”, disse. E completou: “Só haverá um produtor respeitado e com resultados quando todos os elos daquela cadeia estejam atendidos”.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink