CI

Ministério da Agricultura reforça prazo para cadastramento de granjas

A exigência atinge todos os estabelecimentos avícolas com fins comerciais


O Ministério da Agricultura informou nesta quarta-feira (1), que as granjas de Pernambuco têm até fevereiro de 2018 para concluírem seus registros junto a pasta, de acordo com o que foi definido na Instrução Normativa, de 17 de fevereiro de 2017, que fixou padrões mínimos de funcionamento para as granjas. A exigência atinge todos os estabelecimentos avícolas com fins comerciais, tanto as granjas para postura quanto as de corte. Atualmente, as granjas que produzem matrizes são registradas. Aqueles que perderem o prazo não poderão receber novos animais.

Para se adequar à IN, os produtores precisam cumprir exigências que vão desde a instalação de um vestiário para uso dos funcionários, até o completo telamento dos estabelecimentos. A principal preocupação é criar um ambiente que favoreça ao máximo o bem-estar animal e que tenha todas as condições de biosseguridade. A IN deu um prazo de um ano para que todos os estabelecimentos estejam registrados. O prazo para o telamento se encerra em agosto de 2018.

O Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) cria procedimentos de vigilância sanitária para evitar riscos de contaminação por Salmonella, surgimento de casos de Doença Newcastle e Influenza Aviária. “A IN 08 atende a uma demanda dos principais compradores internacionais da carne de frango do Brasil. Os importadores exigem informações detalhadas sobre o produto que estão adquirindo”, ressalta Carlos Ramalho, superintendente federal de Agricultura em Pernambuco.

O registro é efetuado junto ao órgão estadual de defesa animal, sendo a Adagro a responsável em Pernambuco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.