CI

Ministra visitará países árabes em setembro

A ministra acredita que o Brasil tem nos países árabes um bom destino para gado em pé


A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, está se preparando para viajar a países árabes em setembro. A agenda ainda não está toda definida, mas há possibilidade de ela visitar Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Kuwait. A ministra falou sobre as expectativas para a viagem. Cristina pretende verificar a possibilidade de introdução de novos produtos nos mercados árabes, como lácteos e frutas, e conversar com os sauditas sobre a exportação de carne de frango. No começo deste ano, algumas plantas brasileiras tiveram que deixar de vender frango halal para o país.

A ministra acredita que o Brasil tem nos países árabes um bom destino para gado em pé e defende que o mercado brasileiro também receba mais produtos de países árabes. O fluxo dos navios carregados na ida aos países árabes e na volta ao Brasil – neste último caso, com fertilizantes – pode ser uma alternativa para baratear os fretes. “Se a gente tiver essa mão de volta, com certeza teremos fretes mais baratos”, disse.

Cristina esteve recentemente com representantes dos Emirados Árabes Unidos e foram levantados vários temas na conversa, como a possibilidade de produzir feno no Brasil para fornecer ao país do Golfo e a compra de terras por estrangeiros. A ministra afirmou que não é contra que estrangeiros tenham terras no Brasil, com limitações, mas ressaltou que essa é uma opinião pessoal. “O Brasil abrindo seus mercados, fazendo essa economia liberal, acho que isso faz parte”, afirmou Tereza Cristina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.