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Ministro da Agricultura afirma que fruticultores devem investir em marketing


Para ganhar mais espaço no comércio internacional de frutas, o setor precisa investir pesado em tecnologia, infra-estrutura de logística, propaganda e marketing. O recado é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ao instalar hoje (25-11) a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura. “Falta também uma melhor articulação da cadeia produtiva, com um programa consistente e uma política permanente para o setor”, acrescentou Rodrigues. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas frescas, mas participa com apenas 1% das exportações mundiais. A receita com as vendas externas de frutas até outubro deste ano foi de US$ 267 milhões.

Por sugestão do ministro, deverá ser criada uma câmara setorial específica para a citricultura. “Minha proposta é que a citricultura tenha uma câmara específica porque é um segmento mais independente e que demanda menos interferência das ações do governo”. Rodrigues enfatizou que a fruticultura, juntamente com o setor de carnes e biocombustível, é um dos segmentos com maior expectativa de crescimento dentro do agronegócio. “São setores que devem crescer muito nos próximos anos e, evidentemente, merecem tratamento especial”.

Rodrigues acredita que a criação da Câmara Setorial vai auxiliar o setor na identificação das medidas que podem ser adotadas pelo governo e iniciativa privada para alavancar as exportações brasileiras de frutas. “O Brasil hoje produz 40% das frutas tropicais do planeta, se tivermos competência podemos quadruplicar este volume em três anos, podendo alcançar uma receita superior a US$ 1 bilhão”, disse o ministro.

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