Agronegócio

Ministro da Agricultura encerra Enerbio 2006 nesta quarta-feira

Guedes fará a palestra de encerramento da Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis
Por: -Assessoria de Imprensa
1 acessos

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, fará nesta quarta-feira (29-11), às 16h30, palestra de encerramento da Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis (Enerbio 2006) que acontece no Complexo Alvorada do Blue Tree Park em Brasília.

Durante seu pronunciamento, Guedes falará sobre o potencial de crescimento da produção de energia renovável no Brasil (etanol e biodiesel) e a possibilidade de o País de se tornar o maior fornecedor daquela que pode ser a nova matriz energética do mundo, devido à disponibilidade de terras agriculturáveis e da posição geográfica privilegiada. O desafio, segundo os especialistas, é desenvolver políticas que posicionem o Brasil como líder estratégico na produção mundial.

A Enerbio/2006 apresenta máquinas, equipamentos, insumos, serviços e tecnologia para produzir agroenergia (cana-de-açúcar, grãos, óleos vegetais e sebo animal). Simultaneamente, por meio de seu Núcleo de Conhecimento, a feira promoverá a Conferência Internacional de Biocombustíveis – Grades Etanol e Biodiesel, o Seminário Internacional de Energias Renováveis e o Simpósio Brasiliero de Agroenergia, entre outros eventos.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, também participa na quarta-feira pela manhã, às 9h, da Enerbio/2006. Antes, às 8h, o deputado federal Mauro Passos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Energia de Fontes Renováveis e membro do Conselho Mundial de Energia de Fontes Renováveis, falará sobre a importância ambiental, social e econômica das energias renováveis.

Mário Seixas, subdiretor geral adjunto do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), apresentará, às 10h, as iniciativas de apoio técnico e financeiro para projetos de biocombustíveis. Em seguida, a coordenadora de Projetos do Pólo Nacional dos Biocombustíveis (Esalq/USP), Catarina Pezzo, fará a palestra “Produção Descentralizadda de Biodiesel em Paisagens de Cana-de-Açúcar: Adicionando Valor e Integrando as Cadeias a Partir de Pequenos e Médios Produtores Rurais”.

À tarde, antes do encerramento, o professor Weber Amaral, da Esalq/USP, fala sobre o Pólo Nacional de Biocombustíveis e Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobrás, faz apresentação “H-Bio – A Petrobrás e as Fontes Renováveis de Energia”.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink