CI

Ministro e citricultores vão aplicar campanha de combate à morte súbita


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, se reúne com citricultores no dia 28 de junho próximo, em Bebedouro (SP), para avaliar a campanha de combate à morte súbita do citros, lançada em janeiro deste ano. O encontro foi definido ontem (20-05) durante audiência do ministro com o senador Eduardo Suplicy. A doença ataca principalmente a produção de São Paulo e Minas Gerais. Mais de um milhão de árvores já foram atingidas nas regiões produtoras de doze municípios nos dois estados.

Com a criação do programa de controle da doença, a tendência de alta nos preços de produtos cítricos no mercado internacional para este ano, por causa dos baixos estoques, deve se confirmar. Com isso, o Brasil, que no ano passado exportou US$ 1,1 bilhão em cítricos, deve ter um crescimento nas vendas externas e alcançar a marca de US$ 1,2 bilhão. O país é o maior exportador mundial de suco de laranja concentrado congelado, com 76% das vendas no comércio internacional, e o maior produtor mundial de suco de laranja. São Paulo é responsável por 97% das exportações do setor.

Durante a reunião em Bebedouro, o ministro também deve formalizar a criação da câmara setorial da cadeia produtiva da citricultura, vinculada ao Conselho do Agronegócio (Consagro).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.