Ministro fala sobre o combate à aftosa e a força da agricultura no mundo
CI
Agronegócio

Ministro fala sobre o combate à aftosa e a força da agricultura no mundo

O programa foi transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República
Por:
O programa foi transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República

O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (19) entrevistou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. No programa, Mendes falou sobre as ações de combate à febre aftosa no Brasil e o início da vacinação de rebanhos em alguns Estados. Além disso, abordou o impacto da agricultura brasileira no país e no mundo. A entrevista foi produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, no início da manhã.


“O agronegócio é, sem dúvida, o grande motor da economia do país e o grande responsável pelo superávit da balança comercial brasileira. Se o Brasil não tivesse essa contribuição do agronegócio, o país não teria o grande acúmulo de reservas que tem atualmente”, afirmou. Mendes exemplificou o cenário com alguns indicadores. “O agronegócio representa cerca de 22,3% do PIB brasileiro. A agricultura responde por 70,4% do PIB do setor e a pecuária, por 29,6%. O setor emprega cerca de 30 milhões de pessoas, sendo que entre 16 e 17 milhões encontram-se no setor primário e o restante distribuído pelos diversos segmentos que compõem o agronegócio”, disse.

O ministro também traçou as metas no cenário internacional, antecipando que a expectativa brasileira é de que até 2020, a produção nacional de carnes seja capaz de suprir 44,5% do mercado mundial. Já a de carne de frango presumiu que alcance 48,1% das exportações mundiais e que a participação da carne suína represente 14,2%.


Outra abordagem foi sobre a febre aftosa. O governo federal deu início à vacinação de rebanhos brasileiros contra a febre aftosa. Nesta semana, teve início a vacinação de bovinos e búfalos da Bahia e do rebanho com até dois anos de idade de Rondônia contra a febre aftosa. Rondônia segue o calendário previsto pelo Ministério da Agricultura, mas os pecuaristas baianos iniciaram a aplicação da vacina mais cedo, em razão da seca que atinge a região.

A segunda etapa da campanha – que prevê a imunização de todos os bovinos e búfalos de Rondônia – ocorrerá de 15 de outubro a 15 de novembro. Na Bahia, a mesma fase será realizada no mês de novembro, mas somente os animais com idade abaixo de 24 meses serão vacinados. A campanha de vacinação nacional faz parte das ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa que buscam fortalecer a estrutura dos serviços veterinários oficiais em todo país. O objetivo do Ministério é avançar no território brasileiro para ser um território livre de aftosa até 2013.


Em outro ponto da entrevista, o ministro falou sobre a regionalização prevista pelo Ministério da Agricultura, que vai contribuir para um melhor acompanhamento e avaliação técnica das atividades, garantindo a qualidade dos serviços veterinários e a sanidade dos rebanhos em todo o Brasil. As características do Brasil, que tem dimensões continentais e as mais diversas condições ambientais, culturais, sócio-econômicas e de sistemas produtivos pecuários distintos, constituem verdadeiros desafios aos técnicos e gestores de programas sanitários. “É necessário um profundo conhecimento das particularidades e dos interesses e costumes das comunidades de cada região, bem como da dinâmica da produção e comercialização de animais e produtos para se definir ações e estratégias que atendam aos interesses locais, regionais e do país como um todo”, afirmou.

O programa foi transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". O áudio com a a íntegra da entrevista (52min23s) estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República em http://www2.planalto.gov.br/imprensa/bom-dia-ministro/no-bom-dia-ministro-mendes-ribeiro-filho-fala-sobre-o-combate-a-febre-aftosa-e-a-forca-da-agricultura-brasileira-no-mundo .

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink