CI

Ministros das Américas discutem sistemas alimentares

“Essa convocação nos oferece uma grande oportunidade de debater o papel dos sistemas agroalimentares"


Foto: Pixabay

Os Ministros da Agricultura dos países que englobam o Continente Americano irão se reunir para discutir assuntos de importância, como peste suína, sistemas alimentares e ameaças ao comércio. O posicionamento comum do Hemisfério na Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU, o surgimento de ameaças ao comércio agropecuário devido ao surto de novas pragas e doenças e os efeitos da variabilidade climática no setor. 

Na Conferência, os ministros da agricultura dos 34 países do Sistema Interamericano ouvirão a Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, e a Enviada Especial à Cúpula sobre Sistemas Alimentares da ONU, Agnes Kalibata, as quais informarão sobre o andamento do fórum global que ocorrerá em 23 de setembro em Nova York e para o qual os países das Américas, mobilizados com o apoio do IICA, alcançaram um posicionamento comum. 

“Essa convocação nos oferece uma grande oportunidade de debater o papel dos sistemas agroalimentares sustentáveis como eixo estratégico para a recuperação econômica dos nossos países no pós-Covid-19. Não podemos desperdiçá-la. Vivemos enormes desafios, e o IICA e os seus países membros das Américas devem estar cada vez mais preparados e com as ferramentas necessárias para enfrentá-los”, disse Manuel Otero, Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). 

O Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado, assinalou que “alguns dos temas que abordaremos são a importância e os desafios da transformação dos sistemas agroalimentares, a relevância de se fazer ressaltar a nossa enorme riqueza agrícola, além do exame do papel da agricultura frente à pandemia e como fica resolvido o problema da alimentação dos nossos povos”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.