Mis­tu­ra ele­va de­man­da de bio­die­sel

Agronegócio

Mis­tu­ra ele­va de­man­da de bio­die­sel

En­tra em vi­gor ho­je o au­men­to de 3% pa­ra 4% da mis­tu­ra obri­ga­tó­ria do bio­die­sel ao ­óleo die­sel mi­ne­ral
Por:
158 acessos

Bra­sí­lia - En­tra em vi­gor ho­je o au­men­to de 3% pa­ra 4% da mis­tu­ra obri­ga­tó­ria do bio­die­sel ao ­óleo die­sel mi­ne­ral. O bio­die­sel a ser uti­li­za­do em ­maior pro­por­ção de­ve ser pro­du­zi­do de olea­gi­no­sas co­mo so­ja, ma­mo­na, pal­ma e gi­ras­sol. De acor­do com no­ta do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra di­vul­ga­da on­tem, a mo­di­fi­ca­ção ge­ra­rá de­man­da adi­cio­nal de 420 mi­lhões de li­tros, au­men­tan­do o con­su­mo de bio­die­sel pa­ra 1,26 bi­lhão de li­tros.

A am­plia­ção gra­da­ti­va do por­cen­tual, tam­bém se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, agre­ga­rá va­lor às ma­té­rias-pri­mas olea­gi­no­sas, per­mi­ti­rá o de­sen­vol­vi­men­to da in­dús­tria na­cio­nal de ­bens e ser­vi­ços e es­ti­mu­la­rá a par­ti­ci­pa­ção da agri­cul­tu­ra fa­mi­liar. ­Além dis­so, con­tri­bui­rá pa­ra subs­ti­tuir o die­sel im­por­ta­do, que é um pro­du­to fós­sil e ­mais po­luen­te, por com­bus­tí­vel na­cio­nal, lim­po e re­no­vá­vel.

A no­ta do Mi­nis­té­rio ­traz ain­da que o Bra­sil vai re­for­çar a par­ti­ci­pa­ção da agroe­ner­gia na ma­triz ener­gé­ti­ca com o acrés­ci­mo de 200 mi­lhões de li­tros na pro­du­ção na­cio­nal de bio­die­sel (B100), ain­da em 2009.

Re­pas­se
Um mês ­após a re­du­ção do pre­ço do die­sel nas re­fi­na­rias, o re­pas­se às bom­bas ain­da não che­gou nem per­to dos 9,6% es­ti­ma­dos pe­lo go­ver­no na épo­ca. Se­gun­do a Agên­cia Na­cio­nal do Pe­tró­leo (ANP), o pre­ço de ven­da do com­bus­tí­vel nos pos­tos bra­si­lei­ros ­caiu ape­nas 3,94% em ju­nho. O rit­mo de que­da de­ve ser me­nor a par­tir de ho­je, quan­do en­tra em vi­gor a no­va mis­tu­ra com 4% de bio­die­sel, cha­ma­da de B4.

De acor­do com o le­van­ta­men­to de pre­ços fei­to pe­la ANP, o li­tro do die­sel cus­ta­va na se­ma­na pas­sa­da R$ 2,022, em mé­dia, no ­País. Em São Pau­lo, o pre­ço mé­dio era de R$ 2,056 por li­tro, com que­da me­nor do que a ve­ri­fi­ca­da na mé­dia na­cio­nal, de 2,79% des­de a pri­mei­ra se­ma­na de ju­nho. Os pre­ços do die­sel e da ga­so­li­na fo­ram re­du­zi­dos pe­la Pe­tro­bras no dia 1º de ju­nho, em 15% e 10%, res­pec­ti­va­men­te. (Agên­cia Es­ta­do)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink