CI

Missão africana conhece experiências em capacitação rural no Ceará

Representantes vieram aprender sobre novas ferramentas para melhorar desempenho do setor rural de seu continente


Uma missão composta por 20 representantes de países africanos estará em Fortaleza até sábado (18) para conhecer, de perto, a experiência de qualificação do homem na zona rural, trabalho desenvolvido no estado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Ceará em parceria com o Sebrae no estado.

A missão faz parte de acordo internacional de cooperação entre o Brasil e a África, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – braço do Ministério das Relações Exteriores – e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), através do Senar Central, de Brasília.

A comitiva reuniu-se na segunda-feira (13) com os dirigentes do Sistema FAEC/ Senar e do Sebrae no Ceará, quando foi realizada exposição dos programas e projetos desenvolvidos no estado. Segundo o superintendente do Senar/CE, Flávio Saboya, apenas três estados brasileiros foram escolhidos para receber a missão africana: Paraná, Goiás e o Ceará. Para ele, a escolha do Ceará demonstra que “os cursos, aqui implementados, estão fazendo a diferença na gestão da propriedade rural, por meio da capacitação que gera conhecimentos ao produtor e à sua família”.

Somente no ano passado, o Senar realizou 725 cursos em dois eixos de atuação: Formação Profissional Rural e Promoção Social, com a participação de 17.241 mil proprietários rurais.

Para este ano, o Senar Regional do Ceará pretende alcançar a marca dos 370 cursos em Formação Profissional Rural e 130 de Promoção Social. No mês de agosto, o Senar celebrou convênio com o Sebrae para implementar o Programa Negócio Certo Rural, que terá 22 turmas para atender mais de 550 pessoas em 330 propriedades rurais de 22 municípios cearenses.

Já o programa Empreendedor Rural, que teve inicio no estado em 2007, este ano vai formar dez turmas e já capacitou, em 2009, mais de 1.000 produtores rurais, em 33 municípios cearenses.

Programação

Além do contato com os dirigentes da Faec/Senar e Sebrae, a comitiva visitará projetos em três municípios cearenses. A primeira cidade a receber a comitiva será Pacajus, com visita ao curso de “Aproveitamento do Caju na alimentação humana”.

Depois disso, a missão vai a Quixadá e Quixeramobim. Em Quixeramobim, eles vão visitar, os cursos de “Palma Forrageira na Alimentação Animal”, “Palma na Alimentação Humana” e o curso de Apicultura. Ainda em Quixeramobim, a comitiva vai conhecer os cursos da “Qualidade do Leite” e de “Derivados de Leite” e, por fim, o curso de Ovinocaprinocultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.