Missão Veterinária Americana elogia Serviço de Inspeção Federal do MS

Agronegócio

Missão Veterinária Americana elogia Serviço de Inspeção Federal do MS

Missão Veterinária Americana elogia Serviço de Inspeção Federal do MS
Por:
217 acessos

A Missão Veterinária coordenada pelo Auditor Faizur R. Choudry, do Food Safety and Inspection Service (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - FSIS/USDA), está visitando o Brasil desde o ultimo dia 06 de julho. O objetivo da Missão é realizar auditorias no sistema de inspeção brasileiro de carnes visando à manutenção das exportações de carne bovina para o mercado norte-americano.

No dia 07 de julho, houve uma reunião inicial em Brasília com técnicos do Serviço de Inspeção Federal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DIPOA/MAPA). As auditorias nos estabelecimentos habilitados se estenderão até o dia 14 de agosto. Durante este período o auditor visitará frigoríficos, laboratórios, fábricas de conservas e entrepostos nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de janeiro e Rio Grande do Sul.

No Mato Grosso do Sul a missão visitou quatro plantas frigoríficas habilitadas aos EUA, destas foram auditados dois estabelecimentos, ambos habilitados à produção de matéria prima para produtos à base de carne bovina. A primeira visita no Estado ocorreu no dia 22 de julho no frigorífico Marfrig S/A (SIF nº 4238 de Bataguassu/MS) e a segunda foi em Campo Grande, no frigorífico Bertin S/A (SIF nº 4400) ocorrida nos dias 23 e 24 de julho.

O Dr. Choudry se mostrou satisfeito com os procedimentos sanitários operacionais adotados, com os procedimentos padrões de higiene operacional observados e com as instalações apresentadas. Verificou “in loco” todas as atividades desenvolvidas durante o processo de produção da matéria prima para os Estados Unidos; desde a recepção dos animais para o abate, o processo de abate, desossa, resfriamento, estocagem e expedição dos produtos.

De acordo com a FFA Lydia Athas do SIPAG/SFA/MS, o auditor norte-americano mostrou-se satisfeito com os procedimentos sanitários operacionais adotados, com os padrões de higiene e com as instalações apresentadas, além de não poupar elogios ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) em ambos os estabelecimentos visitados. “A missão verificou in loco todas as atividades desenvolvidas durante o processo de produção da matéria-prima para os Estados Unidos, desde a recepção dos animais para o abate, a estocagem até a expedição dos produtos”, declarou Lydia.

A Fiscal explicou que o governo norte-americano trabalha com um sistema de amostragem para avaliar os Serviços Oficiais de Inspeção dos países fornecedores. Ao final da missão, os resultados devem determinar a manutenção ou não do Brasil na lista de países exportadores àquele mercado. “Até o presente momento, a auditoria caminha bem, não tendo havido nenhuma notificação de intenção de deslistamento (NOID) dos estabelecimentos já visitados. No Mato Grosso do Sul o resultado foi positivo nos dois frigoríficos auditados.



Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink