Agronegócio

Mistura de álcool na gasolina começa a valer nesta segunda

A decisão vai representar um consumo adicional de 300 milhões de litros de álcool
Por: -Assessoria de Imprensa
1 acessos

Começa a vigorar nesta segunda-feira (20-11) o aumento do percentual de 20 para 23% da mistura do álcool na gasolina. A decisão, tomada pelo Conselho Interministerial do Açúcar e o Álcool (Cima), vai representar um consumo adicional de aproximadamente 300 milhões de litros de álcool até o dia 30 dia abril de 2007, quando encerra a safra 2006/2007.

De acordo com o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, os preços do mercado interno mantiveram-se num patamar elevado no período de forte pressão exportadora, que ocorreu ao longo do ano, e atualmente estão em níveis razoáveis para este período da safra (R$ 0,75 para o álcool hidratado e R$ 0,86 para o anidro – que é misturado à gasolina). Este nível de preços garante, segundo o ministro, remuneração para os produtores sem onerar demasiado os consumidores.

“No atual quadro de abastecimento é importante buscar a manutenção da regularidade da oferta, evitar oscilações bruscas de preços (para cima ou para baixo) e chegar no fim do período de entressafra com um nível de estoques adequados à transição da safra 2007/2008”, afirmou Guedes. Ele confirmou que o índice de mistura pode ser elevado para 25% a partir de janeiro, “se os estoques estiverem na época em níveis confortáveis”

De acordo com técnicos da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, a expectativa é de que ao final de abril, período em que oficialmente se encerra a safra 2006/2007 e se inicia a 2007/2008, o país tenha estoques de passagem entre 500 e 600 milhões de litros, considerados volumes confortáveis para o final da entressafra.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink