CI

Moagem acumulada de cana do centro-sul sobe 19,5%-Unica

A produção total de etanol chegou a 18,8 bilhões de litros


Reuters - A moagem de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil na safra 2010/11 atingiu 417,2 milhões de toneladas até o dia 16 de setembro, alta de 19,5 por cento ante igual período da safra anterior, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar nesta segunda-feira (4).

O volume de cana-de-açúcar processado pelas usinas na região na primeira quinzena de setembro, no entanto, caiu 12 por cento na comparação com a quinzena anterior, devido ao retorno das chuvas a boa parte do centro-sul, informou a entidade.

A produção de açúcar no centro-sul no acumulado da safra até 16 de setembro aumentou 31,8 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para 25,1 milhões de toneladas.

Já a produção total de etanol chegou a 18,8 bilhões de litros, 23,5 por cento acima da safra passada até o final da primeira quinzena de setembro.

A Unica informou que as chuvas dos últimos dias não mudam o panorama para a produtividade inferior nesse ano, após os amplos períodos secos registrados na região.

"Apesar da volta das chuvas em setembro, a tendência de queda na produtividade da colheita na região Centro-Sul ainda permanece. Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicam uma quebra agrícola de 11,1 por cento na primeira quinzena de setembro comparando-se com o mesmo período de 2009", disse a entidade no relatório de acompanhamento da safra.

"No acumulado desde o início da safra, a quebra atinge 3,6 por cento", acrescentou.

A concentração de ATR (Açúcar Total Recuperável) por tonelada de cana atingiu 140,31 quilos em média desde o início da safra 2010/11, 6,4 por cento acima da safra passada, já que o tempo mais seco eleva a quantidade de açúcar na cana, mas não compensa plenamente a perda de volume das lavouras.

Na primeira quinzena de setembro, a quantidade de ATR somou 161,40 quilos por tonelada, 15,5 por cento superior aos 139,75 quilos obtidos no mesmo período da safra anterior, que foi bastante chuvosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.