CI

Módulo sobre processamento encerra curso da Renofrut

Processamento é o tema do quarto e último módulo do curso Cultivo e Processamento de Banana


Processamento é o tema do quarto e último módulo do curso Cultivo e Processamento de Banana, oferecido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), por meio da Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut).

O módulo acontece de 22 a 26 de novembro, na Embrapa Mandioca e Fruticultura, com aulas ministradas pelas pesquisadoras Eliseth Viana e Luciana Oliveira e analistas Jaciene Lopes e Mabel Sousa, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e pelos professores Ronielli Reis (Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB), Silvana Palmeira (Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs), Cassiane Oliveira (Instituto Federal Baiano de Catu) e Henrique Sereno (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai).

Conteúdo

No âmbito da segurança dos alimentos, alguns dos assuntos abordados são métodos de limpeza e sanificação, aspectos sobre a produção segura de alimentos – em especial as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) – e legislação aplicada na produção e comercialização de produtos industrializados de frutas.

Os alunos também vão receber informações sobre colheita e pós-colheita para a obtenção de matéria-prima para o processamento, alterações nos alimentos processados e métodos para a conservação – como pasteurização, branqueamento, refrigeração e congelamento – e o aumento da sua vida útil.

A tecnologia de fabricação dos produtos de banana vai ser apresentada em aulas teóricas e práticas, no Laboratório de Ciência de Tecnologia de Alimentos da Unidade. Serão repassadas técnicas de produção de doce em massa e em compota, polpa, banana desidratada, farinha de banana e banana chips. No último dia, o grupo fará uma visita técnica a uma fábrica de processamento de banana passa e bananada localizada em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Módulos

Manejo e práticas culturais da bananeira, Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação e Fitossanidade foram os temas dos três módulos anteriores, com 40 horas cada um.

Os treinandos Eudes Cavalcanti, Francisco Leite e Wilson Graciano, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), dizem que o curso vem ajudando muito no trabalho de extensão que realizam com pequenos produtores dos municípios de Limoeiro, Machados e Orobó, respectivamente. “O fato de ser dividido em módulos facilitou muito a vida da gente. Passar o mês inteiro fora do município ficaria complicado. No meu caso, sou só eu de extensionista, pois o município é pequeno”, explica Francisco, engenheiro agrônomo.
Já o produtor Eduardo Neves, que tem uma plantação de banana de 21 hectares em Bom Jesus da Lapa (BA), destacou o aprendizado de novos tecnologias. “Principalmente as que visam ao manejo integrado de pragas e do solo”, salienta.

A rede

A Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut) foi criada em 2009 com o objetivo de formar profissionais habilitados para atuarem na transferência de conhecimentos na área de fruticultura — produção e agroindústria — e melhorar o acesso às tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária. A rede conta com a participação das Unidades da Embrapa das Regiões Norte e Nordeste, bem como de empresas de extensão rural e instituições de ensino.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.